Reunião da sala de situação para enfrentamento da Dengue - 17/08

18/08/2023 - 15h:30m

O Comitê Municipal de Sala de Situação Multisetorial para enfrentamento da Dengue, realizou reunião de trabalho na manhã da quinta-feira, 17 de agosto.

Comparando com o mesmo dia do ano anterior, os casos de dengue em São Francisco do Sul aumentaram dez vezes, passando de 145 casos confirmados e 1 óbito em 17/08/2022 para 1592 casos confirmados e 4 óbitos em 17/08/2023. Essa situação coloca o município como o sexto com maior taxa de incidência proporcional à população em Santa Catarina. Além disso, foi constatada a presença de focos de dengue em todas as regiões do município.

Realizada análise da situação da dengue, com foco no atendimento a infectados e na continuidade das ações correntes, como inspeção e eliminação de criadouros, palestras de conscientização e divulgação semanal de casos.

Destacada a importância de fortalecer parcerias público-privadas para combate e conscientização, devido à perspectiva de aumento nos casos na primavera/verão e preocupação com a pressão no atendimento médico-hospitalar.

A situação do município e ações necessárias vão ser discutidas em reunião agendada das vigilâncias municipais e estadual para o dia 24/08, ocasião em que debaterão a situação local e definirão estratégias conjuntas de combate à dengue no próximo semestre.

Participaram o gerente da vigilância em saúde Manoel Francisco Patruni, gerente de administração da Secretaria de Saúde Maria Aparecida Pismel, coordenadora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação Andrea Miranda Veiga, chefe da Anvisa Flávio Silva de Almeida, analista técnico da gerência de meio ambiente da SCPAR - Porto de Águas de São Francisco Fábio Zattar, além de equipe das vigilâncias epidemiológica, em saúde ambiental e sanitária.

Convidados representantes do porto público e privado, operadores portuários, águas de São Francisco do Sul, hospital, gabinetes do prefeito e vice-prefeito, secretarias municipais de governo, obras, meio ambiente e educação.

#PrefeituradeSãoFranciscodoSul #PrefeituraSãoChico #SaúdeSãoFranciscodoSul #SaúdeSãoChico #SãoFranciscodoSul #SãoChico #Dengue

Link da fonte: https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/dengue