Liberados recursos para novo Trapiche do Paulas e sinalização turística

24/01/2014 - 16h:00m

Foi oficializado ontem pela manhã (23), o repasse de recursos, por intermédio da Caixa Econômica Federal, para a construção do novo Trapiche do Paulas e implantação da sinalização turística do município. O prefeito Luiz Roberto de Oliveira e o superintende da Caixa Econômica Federal, Wilson Zarpelon assinaram os contratos que, juntos, somam aproximadamente R$ 2,5 milhões.
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participou do evento e relembrou, em sua fala, a ocasião em que esteve em São Francisco do Sul com o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar, que na época estava em exercício da presidência. “Eu e José Alencar sentamos em um banco ao lado do Mercado Público Municipal e ficamos apreciando a paisagem. Foi quando ele me perguntou se não podíamos ficar por ali, já que São Chico é tão maravilhoso. Os projetos que serão concretizados com os recursos repassados hoje vão respaldar este acolhimento”, citou a ministra.
De acordo com o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, São Francisco do Sul conta com 1.000 pescadores artesanais, sendo que destes, 200 ocupam o Trapiche do Paulas. “Aquele é o ponto de partida destes profissionais que tiram do mar o sustento de suas famílias. São Aproximadamente 10 mil quilos por dia de frutos do mar que chegam pela estrutura que já está lá. Com este recurso, vamos entregar um novo trapiche aos pescadores e maricultores. Além disso, teremos mais um atrativo turístico”, explicou o prefeito.
O setor turístico também será incrementado com a implantação da sinalização turística. Segundo Augusto Kolling, secretário de Turismo e Lazer, aproximadamente 120 placas com orientação turística serão instaladas na BR-101 e na BR-280, bem como em pontos dentro da cidade (Enseada, Ubatuba, Itaguaçu, Forte, Capri, Vila da Glória, Ervino e Centro). “Além de o turista poder se localizar com mais facilidade, vai se deparar com uma placa informativa sobre o ponto turístico onde está. Assim ele vivencia o lugar e aprende um pouco sobre a história do local”, explicou Kolling.