Sistema prioriza segurança ambiental no Porto

31/01/2014 - 16h:28m

Alinhar o sistema geral de todas as operações do porto para suprir as necessidades do seu desenvolvimento principalmente no que se refere à segurança ambiental. Este foi o foco do treinamento do Sistema Porto Net realizado ontem (30) à tarde, no auditório do Museu Histórico. Participaram do treinamento representantes de instituições relacionadas ao tema de fiscalização e defesa como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Ambiental, IBAMA, FATMA, Bombeiros Militares e Voluntários, além da Defesa Civil.
Esta ação é fruto da iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, após o incêndio químico no município em 2013, resolveu coordenar ações para melhorar a segurança no armazenamento e transporte de cargas. A partir daí, o Porto de São Francisco do Sul ficou responsável em adaptar seu sistema de informação, em fase de implantação, para atender as necessidades dos órgãos ambientais fiscalizadores e órgãos de defesa. “O importante deste sistema é que além da segurança das cargas, vai haver mais segurança na questão ambiental, controle de cargas bem como onde os materiais são armazenados”, explica Rodrigo Stefanelo Dyonisio, gerente de Tecnologia da Informação do Porto.
O secretário de Meio Ambiente, Eni Voltolini, acredita que este sistema vai garantir que as informações cheguem com antecedência. “Ter informações prévias sobre a carga é uma forma de avaliar o produto e oferecer a segurança ambiental para cada caso”, explica.