São Francisco do Sul é destaque na educação nacional com prêmios do Liga STEAM

09/12/2023 - 13h:17m

A educação de São Francisco do Sul conquistou mais um importante reconhecimento nacional. A Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, de São Francisco do Sul, foi uma das grandes vencedoras do Prêmio Liga STEAM, se destacando em primeiro e segundo lugar na premiação, em duas categorias diferentes.

A premiação nacional valoriza e reconhece os esforços de escolas de todo o Brasil no desenvolvimento da abordagem STEAM na sala de aula. STEAM é uma sigla que representa as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Crianças e educadores de São Francisco do Sul mostraram seu talento e se destacaram entre mais de mil projetos inscritos de todo o Brasil. Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental, com o projeto "Dengue, nem sempre o mosquito é o vilão", conduzido pela educadora Viviane Souza da Silva Gonçalves. 

Com a conquista, a escola irá ganhar um Laboratório de Robótica LEGO. "Esse prêmio é mérito dos nossos alunos que trabalharam com empenho, dedicação e determinação ao longo dos últimos meses e que, incentivados por nós professores, conseguiram superar desafios, alcançar seus objetivos e conquistar esse tão sonhado 1° lugar” disse Viviane.

O projeto "Cata Aqui, Limpa O Mar...O Planeta Terra É O Nosso Único Lar", desenvolvido pela educadora Priscila Cristina Bressanini com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental também da escola Ida Beatriz, conquistou o segundo lugar nacional na categoria Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. O município também foi destaque na Educação Infantil com a apresentação do projeto aplicado em nossa rede sob a coordenação da professora Luana Folda com o tema conscientização dos riscos da toxoplasmose. A professora da educação infantil, Luana, frisa como apoios desse tipo são fundamentais. “Se você estiver fazendo algo grande não poderá fazer sozinho, e se fizer sozinho não será grande!”, disse.

A escola irá receber um prêmio de R$ 10 mil, revertidos na compra de equipamentos e benfeitorias para a escola. "Incentivar os alunos a acreditarem nos seus sonhos e mostrar que com dedicação e força de vontade eles poderão ser o que quiserem no futuro, foi o que motivou as professoras a se dedicarem ao projeto", destacou Priscila.

A partir do tema "8 bilhões de motivos para mudar o presente: sua contribuição com o planeta começa em sua comunidade", o Prêmio Liga STEAM de 2023 foi promovido pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, com a coordenação da competição realizada pela Tríade Educacional, que reúne alguns dos principais especialistas em STEAM do Brasil.

O secretário municipal de educação, Rodrigo Graf, destacou que essas ações demonstram o potencial da rede municipal de ensino de São Francisco do Sul. "É gratificante ver que o trabalho dos nossos professores e alunos está sendo reconhecido em nível nacional. Essas premiações são um incentivo para que continuemos investindo na educação de qualidade", afirmou.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde