Águas de São Francisco do Sul fará a realocação das adutoras na Ponte e depois prefeitura construirá galerias

06/03/2024 - 14h:06m

A Águas de São Francisco do Sul fará a realocação das duas adutoras na Ponte Branca, na Avenida Dr. Nereu Ramos, no Rocio Grande. A alteração do trajeto das adutoras atende a uma determinação do município em resposta à interdição da ponte, que sofreu um dano estrutural.

As obras têm previsão para começar na próxima quarta-feira (13) e os serviços serão concluídos entre 20 e 30 dias. Uma adutora abastece o Centro e a outra fornece água para o Ervino e a ArcelorMittal Vega, o que corresponde a aproximadamente 45% das ligações de água de todo o município. O abastecimento de água será interrompido apenas durante a interligação, que será previamente comunicada e realizada de forma a minimizar os impactos. A concessionária também terá caminhões pipas à disposição para um eventual desabastecimento.

A prefeitura de São Francisco do Sul abre na segunda-feira (11) a licitação para realizar as escavações, seguida da construção de galerias e recuperação do pavimento da calçada e da rua. Esse serviço será executado depois que for finalizado o reposicionamento das duas adutoras. Essa obra está orçada em R$ 870 mil, sendo R$ 500 mil de recursos do Governo do Estado. A Águas de São Francisco e o Município estão empenhados em fazer a obra de forma eficiente e segura, com o mínimo de impacto possível na comunidade.

A obra de realocação das adutoras utilizará um método construtivo não destrutivo, minimizando possíveis impactos. Vilmar Pereira da Silva Junior, gerente de operações da Águas de São Francisco do Sul, explica que apesar da escolha do método não destrutivo, a obra para reposicionamento das adutoras apresenta um alto grau de complexidade devido à localização das adutoras e aos desafios técnicos envolvidos. A área seguirá sendo monitorada pela Defesa Civil até a conclusão das obras.