Prefeito reúne com embaixador do Uruguai e acompanha exposição de investimentos portuários durante Intermodal

07/03/2024 - 12h:46m

Para estreitar laços econômicos com agentes do segmento portuário, o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, participou nesta semana da 28ª edição da Intermodal South America, em São Paulo. O evento reúne empresários e investidores do setor de transporte de carga, logística, intralogística, armazenagem e comércio exterior. O chefe do executivo também esteve com o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, no Consulado Geral do Uruguai.

Durante a feira, o prefeito acompanhou a apresentação do presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Elias Vieira, que expôs aos players do mercado logístico quais são os investimentos em andamento no maior terminal catarinense em movimentação de cargas. “A economia do nosso município tem 70% da arrecadação vinculada ao segmento portuário e estar na Intermodal é uma oportunidade de estreitar relacionamento com empresários desse setor. Temos de destacar que o porto público é o maior do nosso Estado com exportação de soja e milho e importação de fertilizantes e siderúrgicos”, destacou o prefeito, que está acompanhado do secretário de Governo e Meio Ambiente, Alan Vizoto, e do chefe de gabinete, Maikon Maciel.

Em São Paulo, o chefe do executivo e o presidente do terminal portuário estiveram com o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, no Consulado Geral do Uruguai. Na ocasião, uma carta foi entregue informando às autoridades locais da visita do Veleiro-Escola Capitão Miranda, da Armada da República Oriental do Uruguai, à São Francisco do Sul em setembro. O veleiro de 1930 foi construído para ser um navio de pesquisa sendo transformado em navio-escola em 1978.

Movimentação da SCPar Porto de São Francisco do Sul

Em 2023, foram 16,9 milhões de toneladas movimentadas no Porto de São Francisco do Sul. “Em 2024 serão investidos R$15 milhões em tecnologia, temos em andamento edital para derrocagem do berço 101, execução de reforma do berço 202 e manutenção do programa de batimetria. A médio e longo prazo, há três processos de arrendamento privado em estudo”, destacou o presidente Cleverton Elias Vieira, durante coletiva de imprensa na Intermodal. Vieira informou ainda que está em planejamento o alargamento do canal que hoje é de 14 metros; isso permitiria a chegada de navios acima de 363 metros.