Gabinete de Crise da Prefeitura de São Francisco do Sul define ações emergenciais de combate à dengue

08/03/2024 - 12h:13m

Na manhã desta sexta-feira (8), o Gabinete de Crise de Combate à Dengue da Prefeitura de São Francisco do Sul se reuniu para definir ações que serão tomadas nos próximos dias para o enfrentamento da epidemia. O encontro aconteceu no Gabinete.

Sob a coordenação do Gabinete do Prefeito e da Defesa Civil, a reunião envolveu os representantes da Capitania dos Portos, Exército, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Secretaria da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Ambiental e Águas de São Francisco.

Segundo o levantamento da vigilância em saúde da Secretaria de Saúde, nos últimos meses o município teve um aumento significativo nas notificações dos casos. Comparado ao mês de fevereiro de 2023, houve um crescimento de 1.720% nos novos casos.

“Reunimos o gabinete de crise para envolver todas as agências que possam dar primeira resposta na comunidade e trabalhar no convencimento que a comunidade faça a adesão de todas as ações necessárias para impedir o crescimento dos casos”, comentou Geovan Baumgratz, coordenador da Defesa Civil municipal.

Ações na saúde
Desde a última quarta-feira (6), a Secretaria da Saúde iniciou o atendimento em dois Postos de Saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para os casos de sintomas leves.

Nas Unidades Sentinelas, localizadas no ESF do Acaraí e ESF do Sandra Regina, os pacientes passam pela triagem, consultas médicas, e recebem hidratação oral ou venosa, se necessário.

Dia D Municipal será na próxima semana
Dentre as ações que serão tomadas, no próximo dia 13 de março (quarta-feira) acontece o Dia D Municipal quando os equipamentos públicos, órgãos e entidades governamentais instalados no município farão vistorias completas para eliminação de possíveis criadouros.

Na semana seguinte, entre os dias 18 a 23 de março, com a participação dos efetivos de segurança e agentes da vigilância epidemiológica serão realizadas visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, iniciando nos bairros com maior incidência de casos.

“O exemplo começa conosco, teremos uma semana de ações para deixar para a comunidade o ensinamento de como fazer o combate ao mosquito depois que finalizar essa semana”, ressaltou Geovan.

Atualmente, são 393 casos ativos com maior concentração nos bairros do Ubatuba (76), Sandra Regina (47), Rocio Grande (44), Centro (31) e Acaraí (26).

Canal direto para denúncias
A partir desta sexta-feira a Vigilância Epidemiológica disponibilizará um atendimento para a população através do Whatsapp (47 3471 2298) exclusivo para as denúncias e dúvidas relacionadas a dengue.

“Esse telefone vai continuar ativo após o Dia D e a Semana de Combate para que a Vigilância e a Prefeitura possam ter mapeadas as ações pontuais nas denúncias que nós formos recebendo”, finalizou Baumgratz.

Com o novo canal, a Prefeitura pretende dar uma resposta mais rápida as demandas, principalmente as consideradas complexas, que envolvem casa e piscinas abandonadas, por exemplo.