22 ruas receberão iluminação em LED pelo programa de Eficiência Energética

11/03/2024 - 13h:30m

A prefeitura de São Francisco do Sul deu início às instalações de iluminação pública por meio do programa de Eficiência Energética da Celesc. Serão contempladas 22 vias em 11 bairros mais a zona rural do município, o que corresponde a instalação de 1.338 luminárias. O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho e o vice-prefeito Sérgio Murilo de Oliveira acompanharam o início dos serviços nesta segunda-feira (11).

“Nosso município foi o único contemplado nesse projeto de eficiência energética que traz um avanço financeiro e sustentável”, avalia o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Para o chefe do executivo, o investimento em iluminação contribui com a qualidade de vida das pessoas. “Também é fundamental para a segurança, melhora a visibilidade noturna”. O valor de R$1,6 milhão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Celesc.

Serão beneficiados os bairros: Itaguaçu, Capri, Enseada, Praia Grande, Paulas, Laranjeiras, Morro Grande, Água Branca, Acaraí, Ervino, Vila da Glória e também a Zona Rural. De acordo com o engenheiro elétrico responsável pelo Setor de Eletrificação, Rafael Gonçalves de Almeida, o LED gera economia. “haverá uma redução de 40% no consumo de energia elétrica das ruas contempladas, têm vida útil superior às lâmpadas com vapor de sódio e são totalmente recicláveis”.

A lista de 22 vias inclui a Estrada Geral da Ribeira, Estrada do Forte; as ruas Binot de Goneville, Cândido da Silva, Benjamin Robaina, Antônio Silva, Walter Rhinow, 25 de dezembro, Padre Antônio Nóbrega, Estivadores, Dom Fernando Trejo y Sanabria,  Teresina, Barra Velha, Guaianazes, Itajubá, Alfredo Ledoux, Lindolfo de Freitas Ledoux; e as avenidas Estados Unidos, Inácio Spíndola, França, Atlântica e José Raimundo Batista.

Mais ruas iluminação

Além do programa de Eficiência Energética da Celesc que contempla 22 ruas, também há recursos próprios sendo aplicados em 37 vias que estão recebendo novas lâmpadas em LED e 54 que estavam no escuro estão sendo iluminadas. Água Branca, Acaraí, Capri, Centro e Centro Histórico, Enseada, Ervino, Paulas, Praia Grande, Reta, Vila da Glória, Rocio Grande e Ubatuba são alguns bairros beneficiados.