Navio Marina fecha temporada de cruzeiros marítimos em São Francisco do Sul

11/03/2024 - 14h:16m

Neste domingo (10) a cidade de São Francisco do Sul recebeu seu último cruzeiro marítimo, o navio Marina, o maior que passou pela cidade nesta temporada 2023/2024. Com bandeira das Ilhas Marshall, fundeou na Baia da Babitonga trazendo ao todo 1.258 passageiros e 793 tripulantes, a maioria de origem norte americana.

Para a recepção dos visitantes, a Fundação Cultural Ilha de São Francisco (Fucisf) preparou diversas atividades, entre elas o Viver São Chico, evento que acontece mensalmente com os fazedores de cultura da cidade expondo artesanato, produtos naturais, gastronomia, além de música ao vivo e dança.

Circulando pelo Centro Histórico, Roxane, turista norte-americana, afirmou ter gostado muito da cidade. “Gosto muito desta arquitetura”, afirmou ao passar pela Igreja Matriz. Oriundos do México, o casal José e Morena registraram elogios às belezas de São Francisco do Sul. “É uma cidade muito bonita e muito agradável”, afirmaram.

Reflexos no comércio

Segundo levantamento da Secretaria de Turismo, o comércio da cidade, principalmente da região central, foi beneficiado com o aumento da circulação de turistas.

Foi o caso de Ana Cláudia Silva é artesã e empreendedora da Musa da Terra que trabalha com extração e artefatos em fibra de bananeira, participante no Núcleo de Turismo da Associação Comercial. De acordo com ela, o receptivo dentro do Portal Naval funcionou muito bem. “Foi maravilhoso para nós, tentamos primar muito pela qualidade do produto que a gente levou e a circulação foi maravilhosa”, observou.

Ana afirmou ainda que conseguiu fechar muitos negócios com os turistas que circularam na cidade. “Eu só tenho a agradecer, porque ficou muito legal. Eles circularam bastante ali, a gente conseguiu dialogar através dos intérpretes. Foi muito bom. Para mim foi excelente, foi bem organizado”, ressaltou ela.

A secretária de Turismo, Juliana dos Anjos, detalhou que “cerca de 650 pessoas estavam previstas para descer e fazer os tours pelo Centro Histórico, sendo que 350 destas circulando em Joinville e na Enseada”.