Programa Qualifica + São Chico terá mais de 500 vagas disponíveis em 2024

23/04/2024 - 16h:04m

Com vagas abertas para as diversas regiões da cidade, o Programa Qualifica + São Chico, que oferece cursos de capacitação profissional gratuita através do SENAI/SC, teve sua parceria renovada na manhã desta terça-feira (23). Serão 15 cursos, com 23 turmas e 560 vagas, atendendo a comunidade de toda São Francisco do Sul.

Em 2024 duas importantes mudanças foram feitas no Programa, que terá novos cursos e também será descentralizado. O destaque fica por conta dos cursos de “Panificação e Confeitaria” e “Digital Skills: Inteligência Artificial e ChatGPT”, que serão integrados à grade do Qualifica + São Chico. E além da região central, com aulas no SENAI do Rocio Grande, as regiões dos Balneários, Ervino e Vila da Glória também terão turmas abertas.

“Iniciamos mais uma etapa do Qualifica + São Chico, um projeto necessário à formação profissional de qualidade da nossa população. É a oportunidade de avançarmos na qualificação da mão de obra francisquense”, afirmou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Ele ainda ressaltou o trabalho que tem sido realizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico através das parcerias viabilizadas. “Avançamos em parcerias de sucesso, como essa com o Senai, que ampliam a nossa capacidade como poder público de atender às demandas da nossa comunidade na formação profissional”, acrescentou.

A renovação do Qualifica + São Chico é uma forma de proporcionar maior empregabilidade na cidade, observa Maikon Maciel, Gestor do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município. Segundo ele, “este programa é mais do que uma simples oportunidade de aprendizado; é uma porta para o crescimento pessoal e profissional. A qualificação é fundamental para impulsionar nossa economia e criar novas oportunidades de emprego e empreendedorismo em São Francisco do Sul”.

Para o gerente executivo da Fiesc na região norte de Santa Catarina, Marcos Goetten, a renovação da parceria entre SENAI/SC e a Prefeitura de São Francisco do Sul é a renovação de oportunidades para os empreendedores. “Temos cases de sucesso de pessoas que fizeram os cursos, que mudaram de emprego e conquistaram novas vagas e é isso que a gente quer. Fazer com que todo mundo se fortaleça, conquiste uma carreira e melhores salários e, com isso, a cidade crescerá, com certeza”, afirmou.

O Programa Qualifica + São Chico é uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Sul, através do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) e Associação Empresarial de São Francisco do Sul. Em breve, no site da Prefeitura, serão disponibilizadas as informações sobre inscrições, locais e datas de realização dos cursos.