Destinação de resíduos recicláveis é o foco da Secretaria de Meio Ambiente

19/02/2014 - 15h:56m

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou edital de credenciamento de instituições interessadas em receber os resíduos sólidos recicláveis de São Francisco do Sul. O credenciamento tem como objeto cadastrar associações, cooperativas e empresas de materiais recicláveis, devidamente regularizadas, que estejam interessadas e aptas a receberem os resíduos recicláveis separados na coleta seletiva.
A ideia é reduzir os impactos ambientais provenientes da disposição final inadequada de resíduos. “Queremos minimizar os problemas causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. A separação materiais recicláveis é uma alternativa para a diminuição do volume destes resíduos a serem encaminhados para disposição final”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eni Voltolini.

Para o cadastramento, as entidades deverão atender, através de comprovação, os seguintes requisitos:

1) Estejam formal e exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda;

2) Possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; 3) Apresentem o sistema de rateio entre os associados e cooperados. Os materiais serão distribuídos em sistema de rodízio, conforme demanda de geração e entidades cadastradas. Além da comprovação documental, as entidades deverão conter estrutura mínima para manipulação desses resíduos, para que evitem qualquer possível contaminação ou dano ao meio ambiente, dando aos resíduos uma armazenagem adequada até a destinação final.