Workshop Bandeira Azul tem início nesta sexta em São Francisco do Sul

26/04/2024 - 16h:12m

Começou na manhã desta sexta-feira (26), em São Francisco do Sul, a 17ª edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. Nas dependências do Hotel e Marina VillaReal estão reunidos representantes de mais de 20 municípios de todo o país que possuem certificação do programa.

Na cerimônia de abertura do evento, a Prefeitura de São Francisco do Sul foi representada pelo vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, pelo secretário de Meio Ambiente, Alan Vizoto, secretária de Turismo, Juliana Anjos, além de outros membros do executivo municipal que prestigiaram o início dos trabalhos. Ainda estiveram presentes os vereadores Rangel Friolin e Edenilson Cardoso, o Cafú.

No primeiro dia do evento foram feitas apresentações de diversos temas que envolvem os critérios de análise para a certificação do programa. Na parte da tarde os participantes foram divididos em grupos de discussão que debateram temas como financiamento, pets nas praias e educação ambiental.

Para o vice-prefeito, é muito importante receber cada um dos representantes dos municípios que fazem parte do Programa. No seu discurso na abertura do evento, ele salientou que o Bandeira Azul “é um reconhecimento internacional de excelência em gestão ambiental para praias, marinas e embarcações. Uma verdadeira celebração do compromisso com a preservação e com a conservação dos nossos recursos naturais”.

No sábado (27), os participantes do encontro farão visitas técnicas nas praias certificadas pelo programa em São Francisco do Sul. Atualmente, o município possui quatro praias com Bandeira Azul (Forte, Prainha, Praia Grande e Praia do Ervino), que fazem de São Francisco a cidade com maior número de praias certificadas no país.

“O Workshop é muito importante para recebermos informações das outras cidades que fazem parte do Programa e para passarmos um pouco do nosso conhecimento para eles”, comentou o Secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Alan Vizoto. Segundo Vizoto, o município trabalha para incluir outras duas praias no Programa que estão na fase piloto. “Estou muito feliz que nossa equipe da secretaria atendeu a um pedido do prefeito Godofredo e já estamos estudando a estrutura necessária para que elas recebam a certificação”, finalizou.