Polícia Militar entrega título de Amigo da Polícia Militar ao prefeito de São Francisco do Sul

06/05/2024 - 14h:15m

Na manhã desta segunda-feira (6) ocorreu a solenidade de comemoração dos 189 anos da Polícia Militar Catarinense, a cerimônia aconteceu na Sede do 27º Batalhão da Polícia Militar. Foram entregues condecorações com brasões de mérito pessoal, medalhas de mérito por tempo de serviço e atos de promoção de praças. O prefeito de São Francisco do Sul foi agraciado com o título honorífico de Amigo da Polícia Militar.

A relação entre a PM e a cidade de São Francisco do Sul remonta aos idos das primeiras décadas do século XIX quando na cidade foi instalada a primeira guarnição, um ano após a criação da força de segurança catarinense.

O comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, lembrou parte desta história destacando as movimentações das primeiras tropas na cidade. “São Francisco do Sul, nos seus trilhos de trem, viu passar toda a movimentação de tropas que a Polícia Militar fazia para a Guerra do Paraguai, Guerra do Contestado, Revolução de 1924 e Revoluções de 1930 e 1932”, lembrou Reisdorfer. “E hoje estamos aqui cuidando da economia, do lazer das pessoas com tanto esmero e esforço, mantendo as tradições daqueles que aqui chegaram primeiro”, destacou o comandante.

Este estreito relacionamento e cooperação perdura até os dias atuais. Na atual gestão, por exemplo, a PMSC recebeu a doação de um hangar para o Batalhão de Aviação, teve o prédio das baias da cavalaria do Esquadrão de Polícia Montada reformado, além da autorização da compra de viaturas e móveis novos para o quartel, realizado através da devolução do duodécimo pela Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito, as ações “são o mínimo que podemos fazer como reconhecimento pelo grande trabalho que é desenvolvido, e que continua a ser desenvolvido em nosso município, pela Polícia Militar”. Na ocasião, Godofredo aproveitou para comunicar que a prefeitura deve ceder, em breve, um espaço para a PM na região do Rocio Grande. “É um espaço bastante nobre junto a COHAB e, com toda certeza, trazendo mais segurança para aquela área tão importante”, acrescentou.

Comemorado no dia 5 de maio, o evento, que comemorou o aniversário da PM de Santa Catarina e celebra a história desta importante instituição que trabalha incansavelmente na garantia da segurança da população, contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Murilo Carvalho de Oliveira, secretários municipais, membros do executivo municipal e do judiciário.