São Francisco do Sul é categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro

22/05/2024 - 14h:03m

O Ministério do Turismo (MTur) manteve a certificação de São Francisco do Sul no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização é realizada por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT. A cidade pertence à região Turística Caminho dos Príncipes, composta pelos nove municípios do nordeste catarinense.

Conhecida como a cidade onde Santa Catarina nasceu, com cinco séculos de história, rica em sua cultura e natureza e, atualmente, o município com mais praias Bandeira Azul do país (quatro nas duas últimas temporadas), permanecerá com a categoria B no Mapa do Turismo nacional.

“Estamos felizes com o resultado, isso demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo no município, tendo em vista que a categoria A se enquadra apenas a grandes centros e capitais”, ressalta a Secretária de Turismo, Juliana Anjos.

Estratégia de políticas públicas do Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo, estimula os territórios a se organizarem em regiões turísticas, formados por municípios próximos geograficamente que se unem com o objetivo de promover o turismo na região.

A categorização (de A a E) leva em consideração o setor de hospedagem: quantidade de estabelecimentos formais, número de empregos, estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional, além da arrecadação tributária deste segmento.

De acordo com o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, “essa classificação não apenas destaca nossa rica cultura e belezas naturais, mas também fortalece nossa economia local, impulsiona oportunidades para nossos moradores”, ressalta. Godofredo acrescenta que o município “está comprometido na sua promoção como destino turístico, garantindo que a cidade continue sendo referência no cenário turístico nacional."

Por intermédio do recorte regional, o Mapa auxilia o Ministério do Turismo a desenvolver políticas públicas, incluindo investimentos e obras do Governo Federal voltados ao turismo, promoção de cursos de qualificação profissional, planejamento e estudos focados no setor.