Prefeitura lança projeto para manter estradas livres de grãos

21/03/2014 - 16h:28m

Estima-se que a cada safra de grãos (milho, soja e cevada), 10% da produção seja perdida nas estradas durante o transporte. E são situações como esta que a Operação Estrada Limpa, projeto encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, pretende mudar. Representantes de empresas da cidade participaram da reunião de apresentação do projeto no último dia 19.
A ideia é realizar campanha de conscientização junto aos caminhoneiros e transportadoras com orientações sobre como evitar vazamento de grãos fazendo o acondicionamento adequado da carga. Com isso, reduzir os prejuízos financeiros, ambientais, bem como os riscos à saúde.
Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, a intenção é caminhar rumo ao desenvolvimento sustentável. “Com a chuva e o calor, os grãos sofrem fermentação e atraem animais como insetos, aves e roedores. Queremos um porto forte, ativo, com movimentação excelente, mas queremos também uma cidade limpa e agradável de se viver”, destacou Luiz Zera.
Durante a reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Eni Voltolini, destacou a importância das empresas e transportadoras estarem engajadas na ação. “O envolvimento de todos vai garantir que tenhamos um porto competente e uma cidade limpa”. O projeto vai estar integrado a outra ação da secretaria lançada na quarta-feira mesmo, o projeto Fiscalização Integrada. Este projeto integra todos os fiscais do município que terão acesso remoto e poderão cadastrar as situações para serem averiguadas ou mesmo notificadas por um ou mais setores. “Ele é pioneiro no norte do estado. Poderemos atuar na fiscalização também do Estrada Limpa e focar na mudança de comportamento para nos orgulharmos ainda mais de São Francisco do Sul”, disse Voltolini.
O projeto começou com a vistoria em armazéns e, também, em vias públicas. A intenção é reduzir a poluição proveniente do transporte inadequado de cargas granéis.