Trabalho preventivo evita alagamentos em São Francisco do Sul

09/06/2014 - 15h:27m

A situação em municípios próximos a São Francisco do Sul em decorrência das chuvas afetou inúmeras famílias no último fim de semana. O município passou por situação semelhante em 2011 em que ruas tornaram-se verdadeiros rios de água e famílias tiveram que sair de suas casas deixando tudo para trás para recomeçar.
Desde então, o prefeito Luiz Zera orientou as secretarias de Obras e de Balneários para que o trabalho de limpeza de valas e córregos fosse realizado com frequência em todo o município para evitar enchentes e assim tem sido. De acordo com informações das secretarias, que estiveram de plantão durante o fim de semana para acompanhar a situação nas regiões mais vulneráveis, apenas alguns pontos com lâminas de água em ruas foram registrados. Para o prefeito, este trabalho de limpeza e desassoreamento tem sido crucial para os resultados. “Temos atuado com ações preventivas para evitar este sofrimento aos nossos moradores que poderia estar sanado caso o projeto da macrodrenagem tivesse sido aprovado na Câmara de Vereadores. As ações de limpeza e abertura de valas, manutenção em bocas de lobo, abertura de galerias vão continuar. Foi um volume de chuva considerável em nossa cidade, 280 mm em 72 horas, e a situação ficou sob controle”, explicou o prefeito.
No relatório divulgado pela Defesa Civil de São Francisco do Sul, houve a interdição preventiva de uma casa em área de morro no bairro Acaraí. “Não tivemos casas inundadas ou famílias desabrigadas. Na parte de infraestrutura apenas algumas ruas com um pouco de água sobre a pista”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Marcon Machado.

Foto: Limpeza de valas e córregos: trabalho frequente das secretarias de Obras e Balneários