Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência é realizada em SFS

10/06/2015 - 16h:38m

Na tarde desta quarta-feira (10), autoridades e sociedade estiverem reunidas no Portal Turístico Naval, em São Francisco do Sul, para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, a Conferência teve como objetivo debater e propor novas estratégias e soluções para as barreiras que dificultam a inclusão da pessoa com deficiência no município.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Clarice Portela, a parceria entre poder executivo e sociedade é fundamental para fomentar esse debate. "Com essa parceria eu tenho certeza que iremos elaborar um belo plano de políticas públicas para as pessoas com deficiência. São Francisco do Sul está muito bem inserida nesse processo", afirma. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania articulada com os Conselhos da região.

Você sabia?

Deficiência é todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, coordenação de movimento, fala, compreensão de informações, orientação espacial ou percepção e contato com outras pessoas. As deficiências são dividas essencialmente em quatro tipos, sendo elas:

- Deficiência física: é todo o comprometimento da mobilidade, coordenação motora geral ou da fala, causada por lesões neurológicas, neuromusculares ou ainda por má formação congênita ou adquirida.

- Deficiência mental: é um atraso ou lentidão no desenvolvimento mental que pode ser percebido na maneira de falar, caminhar e escrever. O grau dessa deficiência varia de leve a profundo.

- Deficiência visual: é caracterizada por uma limitação no campo visual. Pode variar entre cegueira total e visão subnormal. Neste último caso ocorre diminuição na percepção de cores e mais dificuldades de adaptação à luz.

- Deficiência auditiva: é a perda total ou parcial da capacidade de compreender a falar através do ouvido. Pode ser surdez leve – nesse caso a pessoa consegue se expressar oralmente e perceber a voz humana com ou sem a utilização de um aparelho, ou pode ser ainda surdez profunda.