Prefeitura lança projeto para reintegrar presos à sociedade

24/06/2015 - 15h:19m

Com a proposta de reintegrar o indivíduo ao núcleo social, a Prefeitura de São Francisco do Sul, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança, Poder Judiciário e Secretaria de Justiça e Cidadania, criou o Projeto Gerando Oportunidades, destinado ao atendimento dos presos da Unidade Prisional Avançada (UPA) da Ribeira, no bairro Miranda.

Cerca de 100 detentos da unidade terão a oportunidade de capacitação através de aulas de alfabetização ministradas por professores contratados pela Secretaria de Educação e trabalho de reciclagem de papel, uma parceria com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, além de contarem com assistência psicossocial e atendimento médico. O desenvolvimento da capacitação tem como objetivo oferecer aos apenados melhores oportunidades no mercado de trabalho após cumprimento da pena. A contratação de cinco apenados, que estejam em regime semiaberto, para desenvolver serviços para o município também está prevista do projeto que conta com o envolvido das secretarias de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico Sustentável, além da Fundação Cultural. A renda fruto deste trabalho poderá ser enviada à família ou depositada em conta para que o apenado usufrua após período de reclusão.

O projeto é focado nos presos que cometeram crimes leves e, além da reintegração, diminui a pena. A cada três dias de participação nas atividades do projeto, um dia de pena é reduzido. As ações estão previstas para iniciarem na primeira quinzena de julho e o convênio com as parcerias já está selado. “A Constituição diz que devemos oferecer assistência, cultura, educação, saúde para todos e esse é o trabalho do Poder Executivo por intermédio das parcerias. Queremos preencher as lacunas daqueles que estão cumprindo sua pena através dessas atividades”, conta a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Clarice Portella.