Projeto Remando para o Futuro estimula esporte nas férias

24/07/2015 - 11h:44m

Um projeto que vai muito além de ser um agente incentivador do esporte e se torna fonte de desenvolvimento humano e social. É com essa proposta que o Projeto Remando para o Futuro completa sete meses de atividades com os jovens francisquenses e neste período de recesso escolar conta com uma novidade: a colônia de férias.

Recentemente a Prefeitura firmou parceria com os idealizadores do projeto. Foram repassados R$ 77 mil para a iniciativa por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania, oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

Idealizado pela pedagoga, Bruna Rochadel, e pelo atleta de canoagem, Cizomar Bavaresco, em conjunto com a Associação Comunitária da Enseada do Rio Acaraí, o projeto funciona sem fins lucrativos e visa à transformação social através do esporte e dos resgates das tradições culturais, tendo como foco as aulas de canoagem, forte tradição em São Francisco do Sul. O projeto prevê, ainda, a inclusão social dos alunos e incentiva para competições no circuito nacional de canoagem em onda.

Atualmente, 78 crianças que frequentam as escolas Ida Beatriz Brunato de Camargo, Rogério Zattar e Nicola Baptista realizam as atividades esportivas propostas. Neste período de recesso escolar, o posto dos Bombeiros Militares da Enseada, que sede o espaço para o projeto, funciona como uma espécie de colônia de férias. “Agregamos os alunos de todos os turnos e trabalhamos com eles as atividades durante esse período”, conta uma das idealizadoras do projeto, Bruna Rochadel. As aulas são realizadas no período da tarde e tem como tema principal “Família e ecossistema”. Para Rochadel, a colônia de férias estimula os alunos a conhecerem novos desafios, já que as turmas se misturam e para vencer as competições os alunos precisam se superar e criar novas estratégias. Nem mesmo o frio, típico das férias de julho, atrapalha os alunos. “Participo do projeto desde o início e agora nas férias também venho. Eu chamo meus amigos para participarem e conhecerem o esporte. Gosto muito de vir nas aulas, aqui a gente faz muitas atividades”, conta o aluno João Vitor.

Para colocar em prática as atividades propostas, os idealizadores contam com parcerias do FIA (Fundo da Infância e Adolescência de São Francisco), gerido pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), que é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania, empresas, pessoas físicas e o SESC, que através do programa Mesa Brasil fornece alimentos para o lanche dos alunos. “Graças a nossa união e parcerias, nós conseguimos atender muitas crianças e suas famílias. Quero aproveitar e convidar a comunidade para conhecer nosso projeto, que cada dia cresce mais e ganha adeptos”, comenta o atleta Cizomar Bavaresco.

Com o crescimento e aprovação do projeto, os organizadores almejam uma nova meta, chegar ao número de 120 crianças atendidas, incluindo jovens cadeirantes, através de um trabalho específico que outras escolinhas não oferecem. Os interessados em conhecer o Projeto Remando para o Futuro podem conversar com os idealizadores na sede dos Bombeiros Militares, na ponta da Enseada, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Você também pode acompanhar as atividades do projeto na página do Facebook, pelo endereço: facebook.com/projetoremandoparaofuturo.