Prefeitura de SFS recebe Troféu Açorianidade

02/09/2015 - 15h:39m

O trabalho de preservação e manutenção da cultura açoriana em São Francisco do Sul, realizado pela Fundação Cultural, rendeu um prêmio para o Município. A Prefeitura vai receber o Troféu Açorianidade 2015 – Ilha do Faial, destinado à administração pública que se destacou em trabalhos em prol da cultura de base açoriana.

A entrega do prêmio será no dia 18 de setembro, em Bombinhas, no Centro de Eventos da Pousada Vila do Farol. Além da solenidade de premiação, será feito o lançamento do 22º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

O troféu é uma iniciativa do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e procura reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que desenvolvam ações para a preservação da cultura. “O trabalho efetivado em São Francisco do Sul pretende mostrar às gerações de hoje a importância de valorizar, conhecer e, sobretudo, preservar as nossas identidades culturais”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho.

Ainda segundo Carvalho, desde o momento que começaram a ser estabelecidas metas administrativas de política cultural no município por meio das conferências que ocorreram, a intenção tem sido reaproximar as relações culturais com o arquipélago dos Açores, inclusive fazendo intercâmbio com uma cidade que tivesse relações culturais, turísticas e econômicas com São Francisco do Sul. “A partir da colaboração técnica da UFSC, por meio do NEA, foi articulada, com o Governo do Açores, a intenção de geminação com a cidade de São Roque do Pico. A primeira etapa já foi cumprida: a aprovação na Câmara de São Roque do Pico, em junho de 2015, para que seja efetivado o convênio que permite o intercâmbio cultural entre as ilhas dos Açores e a ilha de São Francisco do Sul”, anuncia.

Para materializar o intercâmbio, em outubro deste ano, uma arte-educadora de Portugal virá ao município e desenvolverá oficinas na Fundação Cultural relacionada a teatro, literatura e contação de história. O próximo passo do intercâmbio é a ida de uma delegação francisquense, a convite do governo dos Açores, para que se possa divulgar referências culturais francisquenses nos Açores, um dos principais destinos de turismo cultural em Portugal.

Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, a presença dos açorianos em São Francisco do Sul está marcada no folclore, religiosidade, gastronomia, arquitetura e, sobretudo, no jeito de viver das pessoas. “Desde 2009, procuramos estabelecer uma política institucional de valorização do patrimônio cultural de base açoriana, revisitando histórias, memória cultural e o jeito de ser do ilhéu francisquense”, destaca o prefeito.

Desde 2009, com a inauguração da Casa de Cultura, o trabalho com as referências da memória cultural açoriana foi intensificado.