Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15/06/2012 - 17h:58m
No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são frequentes as denúncias de maus-tratos e negligências. Buscando romper com esse pacto do silêncio, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. Neste sentido, o Conselho Estadual do Idoso (CEI), em parceria com a Central Elétrica de Santa Catarina (Celesc), realizará uma Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa com o slogan “Rompendo o silêncio”. Para abrir a campanha, as duas instituições promoveram uma mesa redonda com diversas pessoas que trabalham em prol da política de bem estar da pessoa idosa em nosso estado, visando informar a sociedade civil sobre as diversas formas de violência que atentam contra a saúde, o bem estar dessa população e sensibilizar a opinião pública para prestar denúncias por meio do Disque 100. O evento foi transmitido por videoconferência para todas as 16 Agências Regionais da Celesc no início desta tarde. Dois membros do Conselho Municipal dos Direitos à Pessoa Idosa de São Francisco do Sul e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social acompanharam a videoconferência. É preciso propagar e formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger todos nossos idosos.