Coleta do óleo de cozinha é destaque em SFS

16/03/2016 - 17h:01m

Mais de três mil litros. Este número representa a quantidade de óleo de cozinha que deixou de causar danos ambientais a São Francisco do Sul desde a implantação do projeto de reaproveitamento.

Lançado no ano passado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto estimula as práticas sustentáveis por intermédio da reutilização do óleo, considerado agente poluente quando descartado de maneira incorreta. Foram instalados coletores em diversos pontos da cidade como em algumas escolas da rede municipal e prédios da Prefeitura, além da coleta seletiva feita pela empresa Ambiental.

Somente na ação desta semana, o reaproveitamento gerou mais de 1.400 litros. Para o secretário de Meio Ambiente, Fernando Ledoux, o resultado positivo indica que o projeto está no caminho certo. “É satisfatório saber que aumentamos a arrecadação com o projeto. Ações simples do seu dia a dia fazem toda a diferente para o meio ambiente. Espero poder contar ainda mais com a participação de todos os francisquenses”, diz.

O projeto continua no município. Os interessados podem descartar o óleo de cozinha em garrafas PET, nos pontos citados acima.

Por que reaproveitar?

A reciclagem do óleo de cozinha minimiza a contaminação do ecossistema e contribui com o desenvolvimento sustentável. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso estimula a contaminação. O óleo também contamina o solo e quando entra em decomposição libera o gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Autor:
Fonte: