Projeto Toninhas captura e marca animais na costa de Santa Catarina para monitorar espécie via satélite

25/10/2011 - 12h:44m
O Projeto Toninhas começou no dia 28 de setembro a captura e marcação de toninhas, único golfinho brasileiro ameaçado de extinção, sendo considerado ameaçado também em nível internacional. A operação, que se estenderá até o dia 8 de outubro, vai implantar transmissores satelitais em cinco indivíduos da população que vive na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina. O Projeto Toninhas, da Univille, é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. E conta também com apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul que inclusive tem um convênio. Existe o espaço de educação ambiental nas escolas onde os alunos podem conhecer um pouco mais sobre o Projeto Toninhas. Além disso, tanto a Fundação Cultural quanto a Secretaria de Turismo levam materiais do projeto nos eventos que produzem ou participam, principalmente porque a toninha é a mascote da cidade. Falando um pouco mais sobre a ação que está sendo desenvolvida, por meio dos transmissores, a equipe do projeto poderá monitorar e obter informações inéditas sobre a espécie, como padrões de mergulho, área de vida, formação de grupos e deslocamentos diários. De acordo com a profª Dra. Marta Cremer, da Univille, responsável técnica do projeto e pesquisadora da espécie há mais de uma década em Santa Catarina. “As informações vão contribuir para o planejamento de ações destinadas à conservação da espécie, que está ameaçada principalmente devido à captura acidental em redes de pesca”.