Seguem trabalhos de recuperação de áreas de restinga

02/06/2016 - 09h:31m

Já começou o trabalho de reposição da restinga na orla de Ubatuba. Até o momento, já foram dispostas mais de 1.500 sementes e 1.000 mudas transplantadas. O deque, estrutura prevista no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, já conta com 600 metros concluídos e quatro passarelas prontas. A previsão é de que a porção da área de Ubatuba esteja concluída até o final do mês. A partir disso, as obras iniciam no Itaguaçu.
O projeto foi desenvolvido para cumprir uma Ação Civil Pública do ano de 2008 movida pelo Ministério Público Federal e o Ibama. A decisão judicial saiu em 2012 e determinava que todas as intervenções feitas no local, como plantação de grama, árvores (as chamadas exóticas) e instalação de bancos, fossem retiradas para dar espaço à vegetação nativa, ou seja, a restinga. A Prefeitura deverá monitorar continuamente por três anos o crescimento e reposição das mudas.
A nova estrutura se assemelha com as já construídas em Santa Catarina, como é o caso da Praia Brava e Navegantes. O deque é de madeira autoclavada com três mil metros de comprimento e acesso às praias a cada 200 metros, além da colocação de guarda corpo para proteger a restinga, placas de conscientização e lixeiras. Além do objetivo de proteção ser cumprido com a construção do deque, haverá maior acessibilidade nessas praias.

Autor:
Fonte: