Hábitos do cotidiano são importantes para evitar gripe H1N1

08/06/2016 - 08h:57m

Os cuidados com a gripe H1N1 devem ser redobrados nos períodos de frio. Isso porque com as baixas temperaturas as pessoas tendem a ficar em lugares fechados por mais tempo. Passada a campanha de vacinação, que é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir a doença, deve-se seguir algumas dicas que podem evitar o contágio.
Além da transmissão de forma direta, por meio de tosse ou espirro, as pessoas devem estar atentas às formas indiretas que estão relacionadas às partículas do vírus que ficam depositadas em um objeto e uma segunda pessoa toca com as mãos nele.
A gripe A, também chamada de gripe H1N1, é uma doença causada pelo vírus Influenza A (H1N1) que desencadeia um quadro de gripe mais grave quando comparado com os outros tipos, necessitando de uma prevenção eficaz. Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações, como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares.
Em São Francisco do Sul, desde janeiro já foram registrados 15 casos confirmados para H1N1. A prevenção pode fazer a diferença para que este número não aumente. Confira algumas dicas importantes para a prevenção da gripe:

- A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. É preciso estar atento às campanhas de vacinação do SUS e o público-alvo abrangente. Além disso, estabelecimentos particulares também disponibilizam a vacina.
- Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
- Utilizar lenços descartáveis;
- Deixar o ambiente sempre ventilado;
- Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
- Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.


Autor:
Fonte:
Link da fonte:

Download das fotos em alta resolução

Aguarde