Falta de repasse do Governo Federal paralisa obras no município

23/05/2017 - 12h:11m

Desde o início do ano, equipe da Prefeitura tem lutado para que as obras do CMEI do Majorca, construção da nova escola João Germano e a quadra da escola Ida Beatriz Brunato de Camargo sejam retomadas. Os serviços estão paralisados desde o ano passado.

As obras contam com recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) e a situação política no Governo Federal, como a mudança da presidência no ano passado, além da falta de técnicos para dar andamento ao sistema, estão motivando a paralisação do sistema e, consequentemente, a não continuidade das obras, pois não está havendo repasse da verba que custeia esses empreendimentos.

A Prefeitura já enviou representante a Brasília para tratar da situação, mas o que encontrou foi outros prefeitos desapontados com a mesma situação que não é exclusiva de São Francisco do Sul. Há várias obras do Governo Federal paradas em razão da situação política em Brasília que afeta os sistemas e procedimentos internos. Outra tentativa ocorreu no último dia 15, quando o secretário municipal de Educação, Marcos Jerônimo de Araújo, entregou pessoalmente um Ofício ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, alertando sobre a situação destas obras e fazendo um apelo para que seja dada continuidade. “O município tem necessidade de que essas unidades passem a funcionar para resolver a demanda da região dos balneários no que se refere à matrícula, dar mais comodidade aos alunos e garantir a contratação dos profissionais”, explica o secretário.

A criação do Núcleo Avançado de Gestão (NAG), possibilitou um fortalecimento da cobrança de projetos. Inclusive, nos próximos dias, uma nova viagem a Brasília está sendo programada para cobrar a continuidade das obras.