Programa Amigo Carroceiro será aprimorado

07/06/2017 - 09h:03m

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando para otimizar o programa Amigo Carroceiro. Na última segunda-feira (5), o secretário Gabriel Conorath esteve reunido com a promotora de justiça, Caroline Sartori Velloso Martinelli, e o tenente da Polícia Militar, Vinícius Andrade, para alinhar um novo procedimento de trabalho para as demandas relacionadas a animais de grande porte.

Agora, além do atendimento feito das 8 às 18 horas, sem intervalo para almoço, pela Chácara do Gilberto, fruto de convênio com a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente terá um sistema de plantão em parceria com a Polícia Militar. Desta forma, após às 18 horas, denúncias de maus-tratos e abandono de animais de grande porte devem ser feitas à Polícia Militar pelo telefone 190.

O tenente Andrade colocou a guarnição à disposição para ajudar o programa e ainda destacou a importância do trabalho de orientação. “O trabalho preventivo é muito importante para que casos de animais debilitados sejam evitados”. Segundo Gabriel, estas tratativas serão colocadas em prática para atender as demandas a curto prazo. O próximo passo é tornar mais rígida a lei do programa Amigo Carroceiro.

A promotora assegurou a parceria ao programa. Em casos de recolhimento do animal, o laudo fitossanitário será encaminhado à promotoria que irá acompanhar a liberação do animal. “Vamos trabalhar em conjunto para que não se verifiquem mais situações de abandono e maus-tratos, pois também estamos falando da segurança de pedestres e motoristas. É preciso haver um maior controle”, destaca Caroline.

Uma reunião com os protetores voluntários de animais está programada para o dia 20 de junho, às 8 horas, no Multiuso. E no dia 27, integrantes da Secretaria se reunirão com os carroceiros, às 15 horas, na Chácara do Gilberto, na Rua Itamundi, Sandra Regina.

Telefone Chácara do Gilberto (atendimento das 8 às 18h) - 34423819.