Unidades Escolares recebem alimentos do produtor local

07/06/2017 - 13h:37m

A partir de agora a merenda escolar do município passa a ter uma atenção maior. Um dos exemplos desta nova realidade começou nesta terça (06) com o início da entrega dos produtos provenientes da agricultura familiar local e da pesca artesanal. Ao todo, 35 unidades escolares receberão, durante o ano letivo, parte do que é produzido pelos agricultores e pescadores locais. As entregas dos alimentos poderão ser quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade de cada escola.

Pela lei, pelo menos 30% do orçamento destinado ao FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, o que se inclui a pesca artesanal. A intenção do Munícipio é aperfeiçoar esse modelo, haja vista os benefícios para saúde dos alunos, tanto como à cadeia produtiva local.

Esforço foi realizado nestes primeiros meses de gestão, entre as Gerências de Agricultura e Pesca, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, empresa Nutriplus e a Cooperativa Mista de Produtores Francisquenses, para alinhamento, revisão e adequação dos itens do cardápio escolar, como frisa a nutricionista responsável da Secretaria da Educação, Franciane Macedo: “A partir de diagnóstico e um planejamento inicial, reunimos todos os órgãos envolvidos e, chegando-se a um consenso, começamos a implementar as mudanças necessárias pretendidas, com o foco sempre na melhor dieta do aluno”.

De acordo com o Gerente de Agricultura, Rogério Lourenço Strege, os agricultores e pescadores estão se organizando para, em conjunto, melhorar e ampliar o fornecimento da produção local: “Estamos, através das gerências dando todo o apoio e subsídios possíveis para que os setores se estruturem. Esperamos que mais itens da agricultura familiar e da pesca artesanal possam integrar o cardápio da merenda”, frisou Rogério.

A proposta desta gestão é a de que haja mudança de cultura nos hábitos alimentares dentro do âmbito escolar, com uma inserção cada vez maior de produtos saudáveis e orgânicos, tal e qual preconiza o Prefeito Renato Gama Lobo: “Queremos que nossas crianças se desenvolvam plenamente e a alimentação equilibrada é a pré-condição. Além disso, que a mudança nos hábitos alimentares interfiram no âmbito familiar e numa mudança positiva para a sociedade”.