Entenda como funciona o transporte escolar no município

08/06/2017 - 10h:59m

O transporte escolar dos alunos da rede municipal e estadual de São Francisco do Sul está em pleno funcionamento. Cerca de 2 mil alunos recebem, todo mês, de forma automática no cartão estudante, o passe para locomoção da empresa Verdes Mares.

Esta ação é para alunos que moram em uma distância maior do que 3 km da escola. Em alguns casos, o aluno possui uma unidade escolar mais perto de casa, mas opta por estudar em outra unidade. Nessas situações, o aluno não receberá o repasse para o transporte.

Segundo o secretário de Educação, Marcos Jerônimo de Araújo, se o estudante comprovar a inexistência da vaga na escola mais próxima da sua residência ele receberá normalmente o passe para locomoção até outra unidade escolar. “Sabemos que as vagas são preenchidas rapidamente em algumas escolas. Dessa forma, nós também damos suporte ao aluno que, efetivamente, não conseguiu estudar mais perto de casa”, afirma o secretário.

No âmbito das escolas municipais, no Ensino Fundamental I e II, o orçamento para o transporte escolar parte da própria Secretaria de Educação do município. Já no Ensino Médio e em escolas estaduais, a verba vem do Governo Estadual. Nas escolas federais, como é o exemplo do Instituto Federal Catarinense (IFC), o repasse, se ocorresse, teria que vir do próprio Governo Federal, não sendo de competência do município. Em escolas particulares, automaticamente, o aluno não possui o direito ao passe, mesmo se for bolsista.

Atualmente, os pedidos para passe escolar ocorrem apenas no início do ano, por meio de entrega de documentos específicos na Secretaria de Educação. Para mais informações: 3471-2265 ou 3471-2274.