Ações da Semana Francisquense de Meio Ambiente

14/06/2017 - 15h:29m

Na semana passada, (09), dentre as diversas atividades do Programa Pense Verde - Semana Francisquense de Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente esteve presente no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus São Francisco do Sul, para assinar o Termo de Compromisso que autoriza o Instituto a ser um ponto de coleta de óleo vegetal, incrementando o Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal que já ocorre no município. No ato, os estudantes do ensino médio técnico puderam participar da palestra educativa, alertando sobre os problemas ambientais que o óleo vegetal, descartado de maneira incorreta, pode causar no meio ambiente, bem como qual o destino e a finalidade que o município dá ao óleo que é coletado.

Os alunos também foram contemplados com a exibição do Circuito Tela Verde especial, que é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), visando promover regularmente a Mostra Nacionalde Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. Foi apresentado o documentário “No Rumo do Uçá”, que trata das dificuldades de comunidades tradicionais com relação à preservação do manguezal, ambiente que é de extrema importância para pesca de subsistência em Alagoas.

No período vespertino, estudantes da rede pública também tiveram a oportunidade de participar da Mostra de Curtas. Alunos da EBM Franklin de Oliveira e EBM João Germano estiveram presentes. Na ocasião, além do documentário, puderam assistir à curtas de animação dando ênfase ao tema geração e descarte adequado de resíduos sólidos.

Após as exibições, os estudantes participaram da oficina “ReutilizArte” ministrada pela equipe da SMMA, que utilizou materiais recicláveis como matéria prima para a confecção de objetos artísticos que expressassem a conservação ambiental da restinga em São Francisco do Sul.

Na manhã do dia 12 de junho, dando continuidade às ações do Programa Pense Verde – Semana Francisquense de Meio Ambiente, ocorreu a visita ao parque Estadual Acaraí com diversos alunos do Ensino Fundamental II do município que foram selecionados por meio do concurso de fotografia realizado pelo Instituto Conservar. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Policia Militar Ambiental, dos Bombeiros Voluntários e da Águas de São Francisco do Sul, cujo o objetivo foi despertar o interesse e o sentido de pertencimento da população francisquense com as áreas naturais da cidade.

No parque, os estudantes participaram de diversas atividades de sensibilização ambiental relacionadas à restinga, ecossistema predominante do local. Dinâmicas como a Trilha Sensitiva, que despertou nos alunos os cinco sentidos (tato, olfato paladar, audição e visão). Já no período vespertino, foi a vez dos professores da rede municipal participarem da experiência, percorrendo as trilhas, chegando até a margem do Rio Acaraí, aprendendo novas formas de ensinar sobre a preservação daquele ambiente.