Mutirão de Limpeza nas praias

19/06/2017 - 09h:21m

No último sábado, (17), foram recolhidos 1030 kg de resíduos no Mutirão de Limpeza nas praias do Forte, Sumidouro e Capri. A atividade faz parte do Junho Verde, um conjunto de ações realizadas pela Univille com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, é de extrema importância a coleta desses resíduos nas praias. “Cada um tem que fazer a sua parte. É importante a manutenção contínua desse ambiente, mas, antes mesmo dessa ação, é importante a conscientização das pessoas”, afirma.

Gabriel também conta que recentes resultados de pesquisas assustam com o volume de resíduos encontrados nas praias. “Os plásticos e os metais são os maiores causadores de morte das espécies marinhas. Na atividade, encontramos muito plástico, lâmpadas e até mesmo uma televisão”.

Para o biólogo e professor da Univille, Cláudio Tureck, todos podem ajudar a melhorar o meio ambiente. “Se cada pessoa fizer um pouco do que fizemos aqui nas praias nós vamos conseguir melhorar e evoluir nas questões ambientais da cidade”, afirmou.

Na ocasião, participaram das atividades alunos da Univille, munícipes, estudantes do programa Protetor Ambiental e militares do Forte Marechal Luz.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também realizou diversas ações em prol do meio ambiente. Na semana do dia 05 de junho, atividades como palestras, revitalizações e exibições de curtas-metragens foram realizadas no Programa Pense Verde – Semana Francisquense de Meio Ambiente.