Ouvidoria é o canal do cidadão para melhorar os serviços públicos

22/06/2017 - 16h:42m

Com a criação da Secretaria Municipal de Atendimento ao Cidadão, a prefeitura vem dando ênfase em fortalecer os canais de comunicação institucionais e legais com os munícipes. Um dos principais meios disponíveis é a Ouvidoria Geral do Município, presente na Lei 1862/2017, como direito do cidadão a manifestar-se para comunicar denúncias, reclamações, pedidos de informações, sugestões e elogios em relação aos serviços, processos e pessoas do Município.

A Ouvidoria pode se acessada por contato telefônico, presencialmente, pelo endereço eletrônico e através do site da prefeitura. Se for pelo site, o cidadão poderá preencher diretamente o formulário que dá entrada ao processo requerido. A partir do cadastramento, o prazo contado, para o parecer do setor competente acionado, é de no mínimo 15 dias úteis.

Pela internet, o requerente acompanhará o andamento do processo até sua resolução. A importância da utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria é a garantia de que, por meio de um processo formal instaurado, o munícipe receberá o devido retorno. Também vale ressaltar que as denúncias podem ser anônimas e que o setor competente irá averiguar a procedência do relatado. Em certos casos, documentos comprobatórios, como imagens, testemunhos ou gravações, auxiliam na apuração.

Na atenção dada pela nova Coordenação da Ouvidoria já se pode constatar as melhorias, a partir das reclamações efetuadas. Com os procedimentos adotados, os serviços vêm sendo aperfeiçoados, como a melhora no atendimento ao público, seja presencial ou por telefone, no centro multiuso e no prédio sede, onde as reclamações caíram significativamente.

Para acessar a Ouvidoria no site da prefeitura, basta seguir o seguinte link: (www.saofranciscodosul.sc.gov.br/ouvidoria).

O endereço eletrônico é:ouvidoria@saofranciscodosul.sc.gov.br

O atendimento presencial é realizado no Centro Multiuso, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 217 – Centro. O telefone é: 3471 2294.