Educação Inclusiva é tema de capacitação para profissionais da rede municipal

23/06/2017 - 13h:39m

Um novo olhar por sobre as necessidades especiais no ambiente escolar. É o que propõe a Secretaria Municipal da Educação de São Francisco do Sul, com o ciclo de atividades que se iniciou nesta sexta (23), no campus do IFC/Iperoba, dirigido ao corpo docente da rede municipal de ensino. A inclusão social, com ênfase na educação especial, é o tema central abordado na capacitação de cerca de 800 profissionais, dentre educação infantil e ensino fundamental 1 e 2.

Neste primeiro encontro, 150 professore(a)s, coordenadores(a)s, auxiliares de direção e diretore(a)s do ensino fundamental 1 participam do primeiro módulo, que ocorre divido em dois períodos: pela manhã, palestra e, à tarde, oficina. Para este módulo, o assunto tratado é o Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD. Os próximos serão: Deficiência Intelectual, Deficiência Visual e Deficiência Auditiva.

Em síntese, o TGD engloba tipos de deficiências na socialização e comunicação, cujo mais conhecido pelo senso comum é o autismo, que possui seus níveis e variáveis. A importância de se tratar deste tema na educação é a de ter uma escola preparada e mais humana possível, para o acolhimento dessas crianças portadoras de necessidades especiais. “O objetivo é que os educadores saibam a importância da inclusão e tenham sensibilidade, por isso desenvolvemos esta capacitação da melhor maneira possível, para que seja respeitado e colocado em prática o que preconiza a LDB, o ECA e a Política Nacional de Educação Especial”, frisa o Secretário Marcos Jerônimo.

Como determina a legislação, o Município possui educadores especializados atuando junto às unidades escolares em que há crianças portadoras de necessidades especiais. Com a capacitação, a visão inclusiva passa a se tornar mais abrangente, assim como a atenção, o cuidado e a identificação de primeiros sinais. Atualmente, as escolas do município abrigam 110 crianças reconhecidamente portadoras de alguma síndrome ou deficiência, mas estima-se que devam haver mais casos.