Doação de sangue na próxima sexta-feira (30)

27/06/2017 - 09h:51m

Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde convida para um ato de solidariedade, cidadania e amor. Na próxima sexta-feira, (30), às 13h30, um ônibus sairá da frente do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Graça para levar servidores municipais e munícipes para doar sangue no Hemocentro de Joinville. A atividade faz parte do Junho Vermelho, que é uma ação divulgada em todo país para estimular a doação de sangue.

O ônibus tem um total de 40 lugares, mas, até agora, apenas 26 vagas foram preenchidas. Para participar é necessário ligar para o telefone 344 6403 e disponibilizar o nome completo e um telefone para contato.

Para doar é necessário:

- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

- Ter repousado bem na noite antes da doação;

- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Quem não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:

- Hepatite após os 11 anos de idade;

- Lepra (Hanseníase);

- Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;

- Doença auto-imune;

- Doença de Chagas;

- AIDS;

- Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);

- Diabetes;

- Câncer;

Outras situações:

- Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;

- Mantém relações sexuais de risco;

- Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses.

Para saber mais informações acesse: http://www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue.html