Secretaria da Educação trabalha com foco na valorização do professor

28/06/2017 - 13h:03m

O desafio em alavancar a educação municipal a partir da valorização docente, dentre outros aspectos, representa a preocupação da Secretaria Municipal da Educação desde que a nova gestão assumiu. Nesta perspectiva que o Projeto de Formação Continuada “Saberes Compartilhados são Saberes Multiplicados” foi lançado, pela Gerência de Ensino, no dia 02 de fevereiro de 2017, em evento que contou com a participação de todos os professores da rede.

De acordo com as avaliações, o Projeto chega ao final do semestre com avanços, principalmente no sentido de ter oportunizado a visão compartilhada no universo escolar dos docentes, através dos seminários, encontros e trocas de experiências sobre cada disciplina e suas relações com o todo. Das práticas pedagógicas cotidianas às Diretrizes e Bases Curriculares que norteiam a LDB, houve o processo para uma abordagem necessária mais ampla e aprofundada que, até então, era inexistente.

“A Formação do Professor enquanto profissional ocorre em dois momentos: no Ensino Formal (Graduação e Pós-Graduação) e na prática docente. A Rede Municipal de Ensino possui excelentes professores, ninguém entende tão bem o conteúdo que leciona do que o próprio professor, todavia a forma como esse conteúdo é ensinado, é o foco da formação. Por meio dos Seminários os professores compartilham seus saberes e um aprende com o outro, são professores formando professores. Já é possível observar práticas que foram abordadas nas formações sendo utilizadas na Rede de Ensino”, enfatiza a Assessora Administrativa da Gerência, Gilvana Menslin.

Nestes primeiros seis meses, foram realizados 16 encontros por área específica, com 80 professores das disciplinas de Artes, Geografia, Educação Física, Ciências, Português, Matemática, História e Inglês. O mês de junho ainda encerra com mais dois encontros na EEB Waldemar da Costa, voltados para as disciplinas de Inglês e Geografia. Após o trabalho realizado especificamente com o Ensino Fundamental II, a partir do segundo semestre, as ações também serão ampliadas aos profissionais da Educação Infantil.