Polícia Militar alerta: Informação é a principal arma de combate ao crime

30/06/2017 - 15h:04m

Ações estratégicas de inteligência, por parte da Polícia Militar, tem sido responsáveis pela queda da criminalidade em São Francisco do Sul este ano. Um dos exemplos mais emblemáticos são os casos de homicídios, que neste primeiro semestre de 2017 tiveram redução significativa em relação ao mesmo período do ano anterior em mais de 50%.

Além disso, houve queda no número de roubos e furtos. O fato é que o trabalho investigativo, aliado à contribuição dos cidadãos, com informações ou denúncias anônimas e registros dos Boletins de Ocorrência, permite que a polícia mapeie melhor os focos criminosos ou mesmo suspeitos nos bairros, de modo que a ação policial, preventiva e coercitiva, tenha maior eficiência.

O Tenente Andrade ressalta a relevância em se registrar toda ocorrência, como fator preponderante para dinamizar o trabalho policial: “O registro de toda ocorrência tem importância significativa por dois motivos principais: facilita o planejamento do emprego do policiamento na cidade, de acordo com o dia e a hora; Também, gera dados estatísticos à Secretaria de Segurança Pública, o que, de acordo com a quantidade, fundamenta e justifica a solicitação de mais estrutura e efetivo policial para a cidade”.

Vale frisar que o cidadão pode realizar o Boletim de Ocorrência via internet, sem necessidade de se deslocar até a delegacia, nas seguintes ocorrências: Acidente de Trânsito sem vítima; perda ou recuperação de documentos e/ou objetos; ameaça, calúnia, injúria, difamação; furto e roubo; danos causados por fenômenos naturais. Denúncias anônimas podem ser registradas pelo mesmo sistema online (www.delegaciaeletronica.sc.gov.br) ou pelo Disque Denúncia (181). Para os chamados de ocorrência ou comunicar qualquer situação suspeita, pode ser acionado o “190”.

Outras ações da Polícia Militar e que também dependem da colaboração da população são: A Rede de Vizinhos e as Rondas Escolares. As rondas nas escolas e bairros são preventivas, o que serve para inibir a criminalidade. Informações sobre atitudes suspeitas e pessoas estranhas na comunidade auxiliam o trabalho estratégico e de inteligência. As denúncias contribuem para as investigações. Todas essas razões justificam que se órgãos de segurança e sociedade atuarem unidas, os índices de criminalidade tendem a reduzir, por isso a importância de cada cidadão fazer a sua parte neste processo.

Telefones Ocorrências e informações: “190” / Disque Denúncia: “181”

Internet: Boletim de Ocorrência e Denúncia online (www.delegaciaeletronica.sc.gov.br)

Download das fotos em alta resolução

Aguarde