Dados do hospital são apresentados ao Conselho Municipal de Saúde

05/09/2017 - 16h:04m

O Conselho Municipal de Saúde visitou, na manhã de hoje, (05), o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG). Na ocasião, eles percorreram todas as alas e acompanharam de perto o dia a dia dos funcionários. Além disso, foi realizada uma reunião para apresentação de dados atuais do hospital e para solicitações do conselho.

O hospital vem apresentando um aumento na produtividade e uma redução nos custos. Antigamente, eram atendidas três mil pessoas por mês. Agora, este número subiu para sete mil pessoas, abrangendo pessoas de municípios vizinhos como, por exemplo, Barra do Sul e Araquari.

Entre as ações de melhorias realizadas pelo Instituto Ideas, que está à frente da gestão da unidade, está a abertura das cirurgias eletivas, aumento do quadro de enfermagem para triagem no Pronto Socorro, implantação de travas eletrônicas em todos os acesso externos, abertura do serviço de radiologia, ampliação dos serviços de manutenção (engenharia clínica e ar condicionado), entre outros.

Outro dado apresentado na reunião, mostra em porcentagens os atendimentos em níveis de urgência do Pronto Socorro no período de quatro meses. Apenas 0,30% eram casos de emergência, em contraposição aos atendimentos considerados pouco urgente e não urgente que obtiveram um número de 74,45%. No restante dos dados, 3,32% era meio urgente, 14,10% urgente e 7,83% sem prioridade.

Segundo o gestor do hospital, Danilo Campos Pavarine, é importante diferenciar os atendimentos e analisar o que pode ser resolvido nas unidades de saúde. “Nós temos um volume alto de casos de pouca urgência, que ocasiona uma grande demanda dos nossos médicos do Pronto Socorro, e, como consequência, um aumento no tempo de atendimento”, afirmou.

A reunião com o Conselho de Saúde ocorreu para conhecimento de dados e esclarecimento de demandas. Os conselheiros se reúnem toda segunda terça-feira do mês, às 14h, na Secretaria de Saúde. Os encontros são públicos.