Atividades da Semana de Trânsito iniciam no município

18/09/2017 - 12h:21m

A Semana Nacional de Trânsito teve início na manhã de hoje (18), no Cine Teatro X de Novembro. Neste ano, o tema da ação, que será realizada de 18 a 25 de setembro, é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O objetivo é alertar os condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino participaram da abertura e das palestras deste primeiro dia de evento. A segurança no trânsito foi abordada pelo Tenente Andrade, da Polícia Militar de São Francisco do Sul. De forma simples e com uma linguagem aproximada dos adolescentes, Andrade conseguiu captar a atenção e passar a mensagem de conscientização e respeito para os estudantes. A temática meio ambiente e trânsito também foi abordada no evento.

Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), Jackson Portella Lima, a semana foi pensada para levar as pessoas a reflexão sobre as atitudes no trânsito. “Se as pessoas começarem a refletir e a agir de forma mais consciente nós teremos como resultado um trânsito e uma cidade mais segura”, afirmou.

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito conta com distribuição de materiais de conscientização, dia mundial sem carro, passeio ciclístico, simulação de acidente de trânsito, entre outras ações.

Confira:

Terça-feira (19/09) - Distribuição de Materiais de conscientização no Trânsito com apoio dos Bombeiros Voluntários Mirins e Polícia Militar.

07h30 - Centro Histórico;

10h30 - Rua Barão do Rio Branco/Dom Fernando Trejo Y Sanabria;

10h30 - Rua Marcílio Dias/Augusto Afonso dos Santos;

11h00 - Rua Barão do Rio Branco /Augusto Afonso dos Santos.

Quarta-feira (20/09) - 11h - Rua Marcílio Dias/Dom Fernando Trejo Y Sanabria

- Simulação de Acidente de Trânsito com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, SAMU e Polícia Militar;

- Distribuição de Materiais de conscientização.

Quinta-feira (21/09) - 09h - Rod. SC-415 e Balneários

- Distribuição de Materiais de conscientização no trânsito (apoio Polícia Rodoviária Estadual).

Sexta-feira (22/09) - 10h - Dia Mundial Sem Carro

- Passeio Ciclístico com saída do aterro da Babitonga;

- Sorteio de Brindes aos participantes que concluírem o percurso;

- Apoio Corpo de Bombeiros Voluntários e Polícia Militar;

- Participação da Secretaria da Saúde com aferição de pressão, controle de diabetes e outros;

- Participação da Secretaria de Meio Ambiente com distribuição de mudas de árvores e materiais de conscientização.

Segunda-feira (25/09) - 09h - Cine Teatro X de Novembro

- Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2017;

- Entrega de materiais de conscientização;

- Sorteio de Brindes para os participantes;

- Palestra “On-line ou Off-line”: Palestrante: Evandro Rodrigues – Inspetor da Guarda Municipal de Rio do Sul e Instrutor Teórico e Prático de Trânsito formado pelo CET – Joinville;

- Palestra por um representante da empresa RUMO com o tema “Educação Ambiental e Segurança Ferroviária”. (Local a ser definido).