Fiscalização do sistema de tratamento de esgoto das praias é tema de reunião

16/10/2017 - 12h:29m

A temporada de verão está chegando e os moradores das praias estão preocupados com a qualidade da água. Na manhã de hoje (16), uma comissão de moradores do Itaguaçu esteve na Prefeitura para abordar a preocupação com a praia. Na ocasião, foi informado que a Secretaria de Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Obras e a Gerência dos Balneários estão trabalhando na fiscalização e notificação do sistema hidrosanitário das propriedades, no projeto conhecido como “Combate à língua negra”.

“O termo técnico língua negra nada mais é que o esgoto da residência que está ligado diretamente à rede pluvial, sem passar pelo sistema doméstico exigido em qualquer edificação”, destaca Gabriel Daniel Conorath, secretário de Meio Ambiente. No início do ano, as propriedades das praias foram notificadas para regularizarem seus sistemas de tratamento do esgoto. No entanto, muitas residências estavam fechadas e por conta disso a notificação será enviada pela conta de água.

A primeira etapa é a notificação, após isso, se a propriedade não tiver seu sistema regularizado terá ele lacrado. “Cerca de 10 casas já foram lacradas esse ano e mais de 60 foram notificadas para regularizar a situação. Na temporada de verão o trabalho será ampliado, tendo em vista que muitos turistas possuem casa nas praias da cidade”, afirmou Gabriel. O secretário também acrescenta que se após a notificação o problema não for solucionado será caracterizado descumprimento da legislação e o responsável do imóvel ficará sujeito a multa, conforme a Lei nº 9.605/98 e Decreto 6.514/08.

“Todos nós temos que cuidar do nosso sistema de tratamento de esgoto de maneira correta. Dessa forma colaboramos com a economia da água, a preservação do meio ambiente, saúde pública e a preservação da qualidade das praias” ressaltou Gabriel.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde