Vai começar a obra da unidade do IFC em São Francisco do Sul

24/01/2013 - 19h:11m

A oferta de cursos de graduação em um câmpus próprio de São Francisco do Sul está mais próxima. Na semana que vem, começam os trabalhos de demarcação do terreno para que a construtora faça a limpeza do local para a instalação do canteiro de obras. O terreno que vai abrigar o Instituto Federal Catarinense de São Francisco do Sul foi doado pelo Prefeitura no ano passado. Ele tem 35 mil m² e fica na localidade do Iperoba.

Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, a concretização deste projeto é mais um capítulo da história do progresso da educação no município. “Será oferecido todo o processo educativo ao francisquense, dos anos iniciais à graduação. Este é um trabalho focado na boa formação de profissionais”, destaca.

A instalação do Câmpus Avançado de São Francisco do Sul do Instituto Federal Catarinense iniciou em janeiro de 2010. Dois meses depois, uma parceria com a Prefeitura, que disponibilizou uma sala de aula na Escola Franklin de Oliveira, proporcionou o oferecimento do curso Técnico em Informática. Em 2011, as aulas foram transferidas para a sede provisória instalada na Rua Barão do Rio Branco, 377, Centro da cidade, onde as aulas continuam ocorrendo.

Além da compra do terreno, a Prefeitura de São Francisco do Sul é responsável pelo serviço de topografia, estudo de viabilidade ambiental e a viabilização da rotatória de acesso ao câmpus. Os investimentos serão de R$ 7,2 milhões na construção do prédio e R$ 5 milhões para infraestrutura do local, como a montagem dos laboratórios e abastecimento da biblioteca. A obra deve ficar pronta em 18 meses.

Enquanto a obra não é concluída, os cursos continuam sendo ofertados na sede atual. O câmpus francisquense está vinculado administrativamente ao câmpus Araquari.

[caption id="attachment_5130" align="alignnone" width="234" caption="Projeto arquitetônico da fachada do campus avançado de São Francisco do Sul"][/caption]