Escolas de samba animaram domingo em São Francisco do Sul

11/02/2013 - 19h:45m

A atração mais esperada em São Francisco do Sul, o desfile das escolas de samba, ocorreu neste domingo (10). Ainda pela tarde, a animação já tomava conta da Rua Marcílio Dias. Os foliões faziam os últimos ajustes nos carros alegóricos e se aqueciam para o grande momento.

O desfile começou às 21h20, após a passagem dos tradicionais blocos carnavalescos (Afogadas da Água Branca, Amigos do Samba, Laboratório Gimenes e Amigos da Vagabunda). As escolas tiveram entre 45 e 60 minutos para passarem pela avenida, com um intervalo de 20 minutos entre um desfile e outro. Cerca 10 mil pessoas prestigiaram o evento.

Filhos da Ilha foi a primeira a se apresentar

Quem abriu o desfile das escolas de samba de São Francisco do Sul foi a Escola de Samba Filhos da Ilha, presidida por Willi H. Santos e composta por cerca de 450 integrantes. Com o enredo “Filhos da Ilha, 20 anos de História”, homenageou uma de suas mais importantes componentes – Patrícia Zaets, responsável pela confecção das fantasias durante 10 anos.

A escola desfilou com dois carros alegóricos, dois casais de mestre sala e porta bandeira e diversas alas (bloco dos boêmios, marinheiros, Pedrita e Bam-Bam, baianas, romanos, do lixo ao luxo, ilha do sol, rosa dos ventos, fogo da vida, outono: vai uma fruta aí, os portugueses, raios de sol e turma da Paty, além da bateria).

Mocidade Independente da Água Branca

A segunda escola a desfilar na noite de domingo foi a Mocidade Independente da Água Branca, que tem como presidente José Fernando do Nascimento. Cerca de 500 integrantes participaram do desfile que trouxe a alegria do circo com o enredo “A Magia do Circo”.

No carnaval 2013, a passarela foi o picadeiro e os foliões os artistas em São Francisco do Sul. Palhaços, bailarinas, animais, além das “alas” da pipoca, do algodão doce, dos contorcionistas, dos pernas de pau, da magia, do mágico, dos grandes artistas e da velha guarda animaram a multidão e trouxeram recordações da infância de quem prestigiou o desfile. A escola também trouxe casais de mestre sala e porta bandeira e três carros alegóricos.

Sociedade Recreativa Imperadores do Samba foi a terceira escola a entrar na avenida

A Sociedade Recreativa Imperadores do Samba, terceira escola a desfilar, se apresentou com o samba enredo “Nas ondas da rádio, Imperadores está no ar”. Tem como presidente Jeovah dos Passos e desfilou com três carros alegóricos, sendo que em um deles estavam os radialistas que a escola homenageou.

Nas ondas eletromagnéticas do rádio, a Imperadores do Samba propagou o som e fez saltar faíscas através do ar, mostrando a São Francisco do Sul a história do rádio no Brasil nos últimos 90 anos.

A escola desfilou com as “alas”: circuito elétrico sintonizado, a era do rádio, rádios clube, som de cristal, luar do sertão, aquarela do Brasil, transmissão esportiva, baianas, o direito de nascer, repórter ESSO, a voz do Brasil, rainha do rádio, cantores do rádio, além da bateria, do casal de mestre salas e porta bandeiras e dos três carros alegóricos.

Unidos do Paulas, campeã de 2012, fechou o desfile das escolas

A última a desfilar foi a Escola de Samba Unidos do Paulas, que tem como presidente Geraldo Bernardo Aquilino. A campeã do ano passado se apresentou com o enredo “O mundo feito a mão por gente de todas as raças”, homenageando os personagens importantes, que de forma futurística, contribuíram para o desenvolvimento do mundo. O enredo trouxe nomes de pessoas importantes na história da construção da humanidade.

A escola contou com três carros alegóricos, inúmeros casais de mestre sala e porta bandeira mirim, dois casais de mestre sala e porta bandeira adultos, bateria, e as “alas”: indígena, do amor, da água, da paz, da música, das passistas, do Pelé, afro, raça negra, das crianças, baianas, do pássaro, Barack Obama, da mulher e velha guarda.

Entre a apresentação de uma escola e outra, também desfilaram os tradicionais bonecos gigantes de São Francisco do Sul e a corte do carnaval 2013.

[gallery link="file"]