Trem causa transtornos em SFS

14/03/2013 - 20h:46m

População faz reivindicações, prefeitura busca recursos e ALL continua circulando normalmente

A insatisfação da comunidade de São Francisco do Sul em relação à circulação na cidade dos trens da América Latina Logística (ALL) já não é de hoje. O mau cheiro na região e a proliferação de animais peçonhentos em função do derramamento de grãos, além dos vagões que cortam a região e atrapalham o trânsito principalmente no horário de maior movimento, são reclamações constantes dos moradores.

Consciente de que a situação é realmente problemática, a Prefeitura de São Francisco do Sul vem tomando providências como forma de cobrar ações realmente efetivas da ALL.

“Desde 2011 estamos trabalhando nesta causa. A Fiscalização de Obras e Posturas aplicou autos de infração, segurou alvarás, e a Prefeitura convidou representantes da ALL para conversar. Ações que infelizmente não tiveram sucesso”, comentou o procurador geral do município Márcio Teixeira.

O procurador explicou ainda que durante a conversa entre a Prefeitura e os representantes da ALL, realizada em 2012, ficou definido que a empresa iria:

- Mudar seus procedimentos nas manobras ferroviárias, a fim de evitar os bloqueios no sistema viário;

- Efetuar melhor limpeza do pátio ferroviário e faixa de domínio da ferrovia;

- Doar os projetos de concretagem e revitalização das passagens de nível e da restauração da estação ferroviária;

No entanto, nada disso ocorreu. De acordo com Teixeira, na ocasião os representantes da ALL se comprometeram a formalizar os compromissos assumidos, mas não oficializaram o combinado.

“Com isso, passamos a ter a forte impressão que fomos ludibriados numa tentativa de suspensão da aplicação das multas aplicadas, as quais a ALL recorreu argumentando que somente o IBAMA poderia fiscalizar a operação ferroviária, no que tange às questões sanitárias”, comenta.

“Precisamos urgentemente de soluções. Nossos munícipes continuam sofrendo, até mesmo por impossibilidade de atendimento emergencial, já que as ambulâncias não conseguem, muitas vezes, transitar em função dos vagões de trem. Por uma questão de humanidade, precisamos que a ALL formalize, assuma e pratique os compromissos assumidos com o Município de São Francisco do Sul, ou tome outras providências para sanar definitivamente estes problemas”, concluí o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira.

Visto que nada foi solucionado até o momento, a Prefeitura informa que foi obrigada a buscar soluções judiciais e administrativas de toda ordem para que o problema seja resolvido.