25ª Festilha começa com casa cheia

12/04/2013 - 16h:23m

Evento promete gastronomia típica, cultura e diversão  até segunda-feira (15)

Nesta sexta-feisa (12) aconteceu a abertura oficial da 25ª Festilha. Em cerimônia ocorrida às 20h30, no Pavilhão Ilha Grande, no Aterro da Babitonga, o diretor da Fundação Cultural, Daia Carvalho, ressaltou a importância da festa. “Precisamos mostrar a cultura de São Francisco do Sul ao mundo, sua identidade e esse palco que é patrimônio cultural do Brasil. Por meio da Festilha isso é possível”, ressaltou Daia. O Secretário de Turismo, Augusto Kolling, também aproveitou a oportunidade para apresentar o evento, agradeceu a presença do público e convidou a todos a prestigiarem a gastronomia típica, o artesanato local, as apresentações artísticas e culturais, e os shows nacionais que acontecem até segunda-feira, 15, último dia de festa. Um show com fotos de artifício que iluminou a Baia da Babitonga marcou a abertura da festa e o encerramento do cerimonial.   Rainha e primeiras Princesas são eleitas Já é tradição eleger a rainha da Festilha. Nesta edição, o concurso foi realizado na abertura da festa, dia 12 de abril, às 21 horas, no Pavilhão Ilha Grande, no Aterro da Babitonga. As 24 candidatas que participaram representaram as entidades beneficentes que fazem parte da festa. Entre elas, mulheres com idade entre 16 e 30 anos da comunidade francisquense. O título de rainha ficou com Ana Maria Silveira, de 20 anos, da Associação Paulo Cesar Ramos. Ela recebeu como premiação R$ 1.000,00. Já a primeira princesa, Haeixa Carolina Pinheiro dos Ramos, 20 anos, é representante da Escola de Samba Filhos da Ilha e foi presenteada com R$ 500,00. A segunda princesa, Tainah Ramos Cunha, 16 anos, representou o Lar dos Idosos e recebeu R$ 300,00. As candidatas foram julgadas pelos quesitos beleza e simpatia, postura e elegância na passarela, recebendo notas entre 5 e 10. Jurados:
  • Lucielena Bezerra – coordenadora do Museu Histórico
  • Alexandre Walter – gerente de projetos especiais da Prefeitura de SFS
  • Roseli Gonçalves – coordenadora projeto Escola Ativa Secretária de Educação
  • Fernando Ledoux – presidente do Samae
  • Dariana Stazack – responsável pelo projeto Turismo Pedagógico
A abertura da 25ª Festilha também contou com o lançamento do CD da dupla Ellys e Alex. Sábado, dia 13, quem abre a agenda de shows nacionais, na arena, às 21 horas, é o Cantor Benito Di Paula. Domingo é a vez do grupo Sambô (21 horas/arena) e segunda-feira, último dia da festa, quem se apresenta é a dupla João Neto e Frederico (20h30/arena). Localização:
  • Pavilhão Ilha da Paz – Praça da Bandeira
  • Pavilhão Ilha das Flores – Estacionamento do Mercado Municipal
  • Pavilhão Ilha Grande – Aterro da Babitonga
  • Espaço Cultural – Terminal Marítimo de Passageiros
  • Arena de Shows – Estacionamento Turístico
13/04 (sábado)
11h Abertura dos Pavilhões e Praça de Alimentação
12h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha da Paz e Ilha Grande
15h Matinê Clube XXIV de Janeiro
18h Apresentações Culturais Rua Babitonga
20h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha da Paz
21h Benito di Paula (gratuita) Arena de Shows
23h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha da Paz
23h Grupo Bera Samba Pavilhão Ilha Grande
  14/04 (domingo)
15h Matinê Clube XXIV de Janeiro
18h Apresentações Culturais Rua Babitonga
20h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha Grande e Ilha da Paz
21h Sambô Arena de Shows
22h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha da Paz
23h Manchester Band Pavilhão Ilha Grande
15/04 (segunda-feira)
HORÁRIO EVENTO LOCAL
08h Homenagem Cívica alusiva ao aniversário de São Francisco do Sul Praça Getúlio Vargas
15h Bingo da Rede Feminina de Combate ao Câncer Pavilhão Ilha Grande
20h30 João Neto e Frederico Arena de Shows
22h Apresentação de Músicos Locais e Regionais Pavilhão Ilha da Paz
23h Banda Portal do Som Pavilhão Ilha Grande
ATIVIDADES CULTURAIS
DIA HORA EVENTO LOCAL
12 a 15/04 11 h às 00h Engenho de FarinhaExposição de Arte e ArtesanatoEspaço LiterárioOficinas e Apresentações Culturais Espaço Cultural
SERVIÇO 25ª Festilha – Festa das Tradições da Ilha De 12 a 15 de abril São Francisco do Sul Informações adicionais – SECOM (Secretaria de Comunicação) Fone: 9134-7628 imprensa@saofranciscodosul.sc.gov.br www.saofranciscodosul.sc.gov.br