Secretaria de Saúde realiza palestra sobre caramujo-africano

19/04/2013 - 20h:50m

Para alertar a comunidade sobre o perigo causado pela infestação de caramujo-africano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (19) à tarde, na Câmara de Vereadores, uma palestra que foi proferida pela bióloga Maria da Graça Teixeira Portes. Os caramujos-africanos são conhecidos por serem hospedeiros de duas espécies de verminoses que podem causar doenças em seres humanos. Na palestra foi abordada a importância do controle do caramujo e a correta maneira de descartá-los.

O controle do caramujo-africano consiste na catação e destruição dos caramujos. Jamais coloque-os no lixo, pois estará disseminando o problema. Também não coloque sal nos animais, pois assim contaminará o solo. A maneira  correta é a seguinte:

• Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais;
  • Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo;
  • Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas, pisando em cima;
  • Enterre-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático;
  • Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele)
  • Feche a vala com terra;
  • Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso.
Outra opção para matar os moluscos é colocá-los em uma mistura com água e sal grosso ou cloro, ou então incinerá-los utilizando álcool, querosene ou gasolina.