Programa Prefeito, Vice-prefeito e Vereador Mirim, realizado em São Francisco do Sul, se tornou exemplo para centenas de escolas no Brasil

23/04/2013 - 12h:28m

O Programa Vereador Mirim, criado em 2001, e Prefeito e Vice-prefeito Mirim, em execução desde 2010, foram idealizados pelo atual Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira (Zera). Tem como finalidade oportunizar e despertar o exercício da cidadania nos estudantes da rede pública e particular, motivar e identificar lideranças, promover a consciência política e executar ações que busquem melhores condições de vida para crianças e adolescentes.

“O programa envolve jovens no centro cultural político, promovendo atividades que os tornem melhores cidadãos e políticos mais bem preparados. Dessa forma esperamos que se perceba que é possível fazer política honesta, transparente e eficiente”, ressaltou o prefeito Zera. Vale ressaltar que mais de cem cidades já procuraram São Francisco do Sul para solicitar cópia do projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Matias, compartilha da mesma opinião de Zera e ressalta que política dentro da escola é uma excelente oportunidade para formar bons candidatos e quem sabe, futuramente, levar o nome de São Francisco do Sul a patamares mais elevados, como o Governo do Estado e até mesmo a Presidência da República.

Podem se candidatar jovens com idade entre 11 e 15 anos. A eleição é democrática e os eleitos permanecem no cargo pelo período de um ano. Durante campanha, os candidatos visitam as escolas participantes, em dia e hora pré-agendados, para apresentar suas plataformas políticas.

Jonas Martins, candidato a prefeito da EEB Felipe Schmidt, afirmou em seu comício que o programa é uma excelente oportunidade para melhorar a educação e as escolas do município. “Esses foram fatores primordiais e que me motivaram a participar da eleição.”

Nesta edição 13 escolas do município estão participando com 47 candidatos na disputa. A eleição está agendada para dia 25 de abril, quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 15h. Em seguida acontece a contagem dos votos no Cine Teatro X de Novembro. A expectativa é de que aproximadamente dois mil alunos votem.

Ao se elegerem, os novos ocupantes dos cargos podem marcar audiências com o chefe do executivo. Uma agenda de trabalhos e visitas já está sendo elaborada para que os eleitos possam acompanhar de perto os trabalhos do Prefeito.

Atribuições do Prefeito Mirim:

• Visitar as escolas do município com o objetivo de discutir os interesses dos alunos;
  • Articular-se com os Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Manter articulação com o Prefeito Municipal para conversar sobre as reivindicações de seu eleitorado, legitimando sua administração;
  • Conhecer as escolas, postos de saúde e outras instituições municipais, para que amplie sua formação política e social e possa contribuir com a administração municipal, em ações de divulgação da política pública voltada aos jovens;
  • Participar de outras atividades que possam colaborar para sua formação como liderança juvenil e para o sucesso de seu mandato;
  • Apresentar, anualmente, à Câmara de Vereadores Mirim, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas;
  • Participar da elaboração das propostas pedagógicas, do ensino fundamental, e administrativas relacionadas aos estabelecimentos escolares do Município;
  • Acompanhar, quando convidado, o Prefeito e o Vice-prefeito, em compromissos da municipalidade;
  • Divulgar informações referentes a projetos, leis e atividades do Poder Público Municipal, nos estabelecimentos escolares do Município;
  • Proporcionar reuniões entre alunos, Prefeito e Vereadores, apresentando sugestões e possíveis soluções para situações administrativas de interesse do município;
  • Promover encontros com os estudantes das unidades escolares, a fim de informar as realizações da administração municipal;
  • Ao Vice-prefeito Mirim cabe o exercício das atividades previstas neste artigo, em qualquer caso de substituição temporária ou definitiva do Prefeito Mirim.
  • O Prefeito e o Vice-prefeito Mirim terão o direito, durante o respectivo mandato, de acompanhar o Prefeito Municipal, pelo menos um dia (pré-agendado), em todos os compromissos oficiais.

Vereador Mirim também exerce papel fundamental

O programa Vereador Mirim tem como objetivo promover a integração entra a Câmara Municipal de São Francisco do Sul e a escola, permitindo ao estudante francisquense compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

Os nove vereadores eleitos e os dois suplentes irão participar, na prática, de situações em que representarão os vereadores atuais, podendo inclusive apresentar sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais, proporcionando a possibilidade ainda de sensibilizar professores, pais e alunos a participarem do Projeto Vereador Mirim.