São Francisco do Sul elege Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores Mirins

26/04/2013 - 14h:03m

Programa se tornou exemplo para centenas de escolas no Brasil

A eleição para Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores Mirins movimentou as escolas municipais, estaduais e particulares de São Francisco do Sul nesta quinta-feira (25). Treze escolas participaram com 47 candidatos na disputa. A contagem dos votos foi no Cine Teatro X de Novembro.

O Prefeito Mirim, eleito pelos 453 votos dos estudantes que participaram, é Jonas Octaviano Martins, de 14 anos, da EEB Felipe Schmidt. O cargo de Vice-prefeito ficou com a aluna Marceli Jacinto Rosa, também da mesma instituição.

Para Jonas essa é uma excelente oportunidade para melhorar a educação e as escolas do município. “Foi isso que me motivou a concorrer a eleição. Agora, chegou a hora de lutar pelos direitos da comunidade escolar e trabalhar muito”, afirmou.

De acordo com o Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, idealizador do projeto, o grande objetivo deste programa é oportunizar e despertar o exercício da cidadania nos estudantes da rede pública e particular, motivar e identificar lideranças, promover a consciência política e executar ações que busquem melhores condições de vida para crianças e adolescentes.

Já os nove vereadores e os dois suplentes eleitos são representantes de diversas escolas da cidade. O programa Vereador Mirim tem como objetivo promover a integração entre a Câmara Municipal de São Francisco do Sul e a escola, permitindo ao estudante francisquense compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

Os representantes do legislativo mirim irão participar, na prática, de situações em que representarão os vereadores atuais, podendo inclusive apresentar sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais.

Os candidatos tinham entre 11 e 15 anos. A eleição foi democrática e os eleitos permanecem no cargo pelo período de um ano.

A partir de agora, os novos ocupantes dos cargos podem marcar audiências com o chefe do executivo. Uma agenda de trabalhos e visitas já está sendo elaborada para que os eleitos possam acompanhar de perto os trabalhos do Prefeito.

Durante campanha, os candidatos visitam as escolas participantes, em dia e hora pré-agendados, para apresentar suas plataformas políticas.

O programa

O Programa Vereador Mirim, criado em 2001, e Prefeito e Vice-prefeito Mirim, em execução desde 2010, foram idealizados pelo atual Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira (Zera).

“O programa envolve jovens no centro cultural político, promovendo atividades que os tornem melhores cidadãos e políticos mais bem preparados. Dessa forma esperamos que se perceba que é possível fazer política honesta, transparente e eficiente”, ressalta o prefeito Zera. Vale ressaltar que mais de cem cidades já procuraram São Francisco do Sul para solicitar cópia do projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Matias, compartilha da mesma opinião de Zera e ressalta que política dentro da escola é uma excelente oportunidade para formar bons candidatos e quem sabe, futuramente, levar o nome de São Francisco do Sul a patamares mais elevados, como o Governo do Estado ou até mesmo a Presidência da República.

Atribuições do Prefeito Mirim:

• Visitar as escolas do município com o objetivo de discutir os interesses dos alunos;
  • Articular-se com os Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Manter articulação com o Prefeito Municipal para conversar sobre as reivindicações de seu eleitorado, legitimando sua administração;
  • Conhecer as escolas, postos de saúde e outras instituições municipais, para que amplie sua formação política e social e possa contribuir com a administração municipal, em ações de divulgação da política pública voltada aos jovens;
  • Participar de outras atividades que possam colaborar para sua formação como liderança juvenil e para o sucesso de seu mandato;
  • Apresentar, anualmente, à Câmara de Vereadores Mirim, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas;
  • Participar da elaboração das propostas pedagógicas, do ensino fundamental, e administrativas relacionadas aos estabelecimentos escolares do Município;
  • Acompanhar, quando convidado, o Prefeito e o Vice-prefeito, em compromissos da municipalidade;
  • Divulgar informações referentes a projetos, leis e atividades do Poder Público Municipal, nos estabelecimentos escolares do Município;
  • Proporcionar reuniões entre alunos, Prefeito e Vereadores, apresentando sugestões e possíveis soluções para situações administrativas de interesse do município;
  • Promover encontros com os estudantes das unidades escolares, a fim de informar as realizações da administração municipal;
  • Ao Vice-prefeito Mirim cabe o exercício das atividades previstas neste artigo, em qualquer caso de substituição temporária ou definitiva do Prefeito Mirim.

O Prefeito e o Vice-prefeito Mirim terão o direito, durante o respectivo mandato, de acompanhar o Prefeito Municipal, pelo menos um dia (pré-agendado), em todos os compromissos oficiais.

Votação Prefeito e Vice-prefeito Mirim

Votação Vereadores Mirins