Vem aí mais um Forte em Ação

24/05/2019 - 12h:45m

Os alunos da Escola João Dias estão se preparando para mais uma edição do Forte em Ação. Com a temática ‘reduzir, reutilizar e reciclar’, a terceira edição do evento vai reunir estudantes, professores e a comunidade no dia 2 de junho, na praça do Itaguaçu, das 9h às 16 horas.

Ao longo do dia, várias atividades são desenvolvidas e a temática ambiental é o foco de toda a iniciativa. A comunidade da região pode participar levando resíduos recicláveis para trocar por mudas de árvores e hortaliças, sabão, roupas do brechó, livros e peças de artesanato feitos com o reaproveitamento de materiais. A programação ainda vai contar com brincadeiras, jogos e outras atividades gratuitas para toda a família.

O projeto, idealizado pelas professoras Ana Maria Silveira e Fabiana de Almeida Penteado, começou no ano passado e não fica apenas concentrado no dia do evento. Uma série de ações preparatórias são desenvolvidas ao longo do ano para o Forte em Ação.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Francisco do Sul, apenas 9% dos munícipes têm a prática da separação do lixo e, conforme diagnóstico escolar, na comunidade do Forte, é muito baixo o índice de moradores que mantêm esta prática de separação. “Este projeto pretende trazer a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade, promovendo o envolvimento dos alunos em ações concretas de transformação dessa realidade”, relata Ana Maria.