Roda de conversa trata sobre a violência contra o idoso

18/06/2019 - 09h:58m

Pensar no idoso é pensar no futuro. Com esta frase, a Secretaria de Assistência Social iniciou ontem (17), a 1ª Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A primeira atividade foi uma roda de conversa com a advogada e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Adriane Campos Angioletti. O evento foi realizado no Cine Teatro X de Novembro, durante a tarde de segunda-feira. No último dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Para a palestrante, é importante que a sociedade entenda que não é apenas a violência física que existe. “Classifico em quatro tipos: física, psicológica, patrimonial/financeira e institucional. Geralmente, os casos iniciam com a violência psicológica e evoluem ainda mais negativamente. Os agressores são, principalmente, as pessoas mais próximas que estão cuidando do idoso”, salienta.

Uma das violências que é pouco comentada, segundo Angioletti, é a institucional. “Esta é o tipo de violência praticada nas instituições, como bancos, lotéricas, delegacias, enfim. É a falta de paciência, a rispidez, a falta de atenção e de cuidado com a pessoa idosa”, afirma.

Em São Francisco do Sul, segundo dados levantados pela Secretaria de Assistência Social, o maior índice de violência contra o idoso é a negligência, sendo as mulheres as principais vítimas. “Preparamos essa semana e as ações de conscientização para chamar a atenção da população para a importância da prevenção e da denúncia em casos de violência. É preciso estar atento e entender a gravidade deste tema”, ressalta o secretário de Assistência Social, Luiz Arnaldo Martins.

As ações da semana continuam hoje (18), em parceria com a Secretaria de Saúde, serão realizadas aferições de pressão e testes rápidos das 10h às 14h em frente ao CMEI Pedacinho do Céu, no Sandra Regina, e na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Milium. No dia 19, também das 10h às 14h, ocorrerá a distribuição de folders informativos pelos equipamentos municipais.

Como e onde denunciar:

Autoridade Policial - Ligue 181

Ministério Público SC - Ligue 127 e (48) 3229-9306

Conselho Municipal do Idoso de SFS - Ligue (47) 3444-5577

Conselho Estadual do Idoso de SC - Ligue (48) 3664 0716

Conselho Nacional do Idoso - Ligue (61) 2027-3598

Disque Direitos Humanos - Ligue 100 (Recebe Denúncias Anônimas)