7ª Feira do Livro traz o lançamento de seis autores nesta quarta (28)

28/08/2019 - 09h:36m

Nesta 7ª edição da Feira do Livro de São Francisco do Sul, a população vai poder acompanhar de perto o lançamento de livros de cinco autores, em sua maioria francisquenses, além de mais um lançamento de livro dos alunos do supletivo da EBM Waldemar da Costa. Hoje (28), às 19h30, os escritores André Luís de Freitas Maia, Antônio Davi Silveira de Oliveira, Amanda Branco, Dermival Silva, Felipe Borba e Gabriel Coelho e a professora Suzanne de Lara dos Santos, em conjunto com 33 alunos do supletivo, lançam suas obras no Cine Teatro X de Novembro, em uma noite de homenagens, venda dos livros e autógrafos.

Para a Feira, o escritor André Luiz, francisquense de nascença, traz para lançamento seu segundo livro, intitulado “Contos da meia-noite”. “Escrever não é apenas um hábito, um trabalho ou uma obrigação. É uma forma de libertação. Meu incentivo, tanto pela leitura quanto pela escrita, veio da minha mãe, bem como a paixão pelas histórias fantásticas da nossa terra”, afirma. O livro é repleto de contos de terror e mistérios, levando o leitor para o mais terrível dos medos: o do desconhecido.

Os lançamentos são voltados para todos os estilos. O professor de história e mestre em educação pela Univali, Antônio Davi Silveira de Oliveira, por exemplo, traz para o público o livro de poesia “Mamilos ou Estilos”. “Todas as minhas poesias são escritas e inspiradas em São Francisco do Sul, sou um observador incansável da natureza como um todo. Trabalho na divulgação dos meus poemas desde os 20 anos de idade, com a intenção de popularizar a poesia nas cidades catarinenses, como SFS, Joinville, Jaraguá do Sul, entre outras”.

Ainda no universo dos poemas e poesias, os escritores Felipe Borba e Gabriel Coelho lançam o livro “Iwe ti Orisa” (livro de Orixá, em iorubá), um compilado de poemas curtos dedicados às divindades dos cultos de matriz africana. “O livro não traz referências diretas, mas remetem a elementos sutis, assim como suas ilustrações. O Iwe ti Orisa foi produzido de forma artesanal e com edição própria. É um início motivador para ambos, um livro originado de um encontro entre um poeta e um desenhista com o desejo em comum de levar adiante um pedacinho do mundo dos Orixás e seu axé”, ressalta Felipe.

Já no quesito literatura jovem e romântica, a escritora e jornalista Amanda Branco traz para o público o lançamento do seu primeiro livro, “Amor de Viagem”. Na história, a personagem Helena, uma menina sonhadora, deseja viajar o mundo, conhecer novas culturas e pessoas. Com 22 anos, acaba de ser demitida da livraria em que trabalha, nunca conseguiu exercer a profissão de jornalista e decide não acreditar mais em seus sonhos. “Chega uma hora que a Helena perde as esperanças. Ela tentava se manter sonhadora, mas a vida ia mostrando pouco a pouco que não seria bem assim. Entretanto, quando ela decide parar de sonhar, tudo muda e as coisas finalmente começam a acontecer”, afirma a autora.

O professor de história da EEB Nicola Baptista e do Colégio Francisquense, Dermival Silva, lança a obra intitulada “Ética nas relações sociais”. Para o autor, que é morador da Enseada, o livro é um sonho concretizado. “Sempre tive gosto pela leitura. Mas, sobre este tema, tudo começou há 12 anos, quando fiz minha pós-graduação sobre o tema. A partir daí, comecei a catalogar e escrever verbetes. No final do ano passado, decidi que iria consolidar, estruturar e publicar o livro tão sonhado”, conta Dermival.

A professora do supletivo da EBM Waldemar da Costa, Suzanne Lara dos Santos, em conjunto com 33 alunos, lança o livro “Pelas ruas de São Francisco”. Para Suzanne, o trabalho com os alunos é gratificante. “É recompensador ver alunos de supletivo lançando um livro. Nós sabemos que muitos tiveram caminhos diferentes na vida e mal sabiam ler e escrever, mas chegaram em nossa escola e hoje estão aqui realizando sonhos”, afirmou. No ano passado, a professora realizou na Feira do Livro o lançamento da obra “Um brigue que singrava a Babitonga”, também com alunos do supletivo.

Confira os valores das obras:

Contos da meia-noite - R$ 30,00

Mamilos ou Estilos - R$ 10,00