Prefeito em exercício anuncia criação de Comitê de Crise para tratar da falta de água

08/01/2020 - 12h:34m

O prefeito em exercício Walmor Berretta Júnior anunciou a criação de um Comitê de  Crise para tratar da questão da falta de água, principalmente na região dos balneários, no período a partir de 28 de dezembro. Farão parte do comitê um representante do Executivo, outro da Câmara de Vereadores, um da Samae e um representante da concessionária Águas de São Francisco do Sul. O comitê vai deliberar, entre outras providências, sobre como a concessionária irá ressarcir os consumidores que foram prejudicados pela falta de água e quais serão as medidas adotadas, a curto e médio prazo pela empresa, para garantir que a cidade não sofra novamente com a escassez no abastecimento. A primeira reunião do comitê está marcada para a próxima sexta-feira, 10, às 8h, na Prefeitura.

Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8), com a presença dos nove vereadores de São Francisco do Sul (o presidente da Câmara, Álvaro José Siebers, e os vereadores Christopher Camargo de Oliveira, Dioclésio Izidoro Antunes, Edson Eduardo Rita, Edson Luiz Duarte, João Carlos de Miranda, Odair José de Carvalho, Salvador Luiz Gomes e Wilson Ledoux Batista), da diretora-presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, do diretor de Comunicação, Marco Antônio Campesato e do coordenador de operações Victor Villela Aroeira, o prefeito em exercício questionou o planejamento feito pela empresa para a temporada de verão e cobrou da concessionária explicações mais claras à população sobre a falta de água.

“Precisamos de uma resposta à população, aos francisquenses e aos veranistas. Desculpas não adiantam nada. A cidade está se desenvolvendo aceleradamente e, no verão, todos nós sofremos com esse problema que se repete a cada ano.  Precisamos sair daqui com o encaminhamento de soluções e propostas porque há ainda o restante da temporada, até o Carnaval. A concessionária deve ter capacidade técnica para se preparar para isso. É injusto que a administração pública fique à mercê das intempéries”, disse Walmor Berretta Júnior a respeito da explicação da concessionária de que a falta de água aconteceu devido à estiagem de 20 dias que comprometeu a captação de água bruta na barragem localizada no Distrito do Saí.

Órgão fiscalizador do contrato entre a Águas de São Francisco do Sul e a Prefeitura Municipal, a Samae ( Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) vai instaurar um processo administrativo e notificar a concessionária pela falta de informações sobre providências quanto ao abastecimento de água no município. De acordo com o diretor-presidente da Samae, Hilton Rodrigo Schetz, a concessionária foi alertada, em novembro, sobre a falta de manutenção nas captações no manancial do Distrito do Saí. “Nunca tivemos um período tão ruim de falta de água. As captações estavam abandonadas. Se tivesse sido feito algo, talvez o problema não se agravasse tanto”, disse ele.

Os vereadores também anunciaram a criação de uma CPI para tratar da questão da falta de água, da falta de investimento em armazenamento e melhorias na captação e, também, da possibilidade de revisão do contrato firmado em 2015, na gestão anterior, com a concessionária Águas de São Francisco do Sul, empresa pertencente ao Grupo Aegea, com sede em São Paulo. A diretora presidente da concessionária, Reginalva Mureb, disse concordar que há um trabalho a ser feito tanto na produção de água quanto na questão dos reservatórios. “Temos condições de buscar outros mananciais”, disse ela.